Ícone alego digital Ícone alego digital

Joseleno Vieira tratou sobre Políticas Públicas contra a violência sexual de crianças e adolescentes

19 de Maio de 2017 às 10:51

Professor Joseleno Vieira dos Santos, coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes trouxe em debate as políticas públicas e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes durante o Fórum de debates que ocorre nesta sexta-feira, 19, no Plenário Getulino Artiaga da Casa de Leis.

Ele ressalta, durante seu pronunciamento na tribuna, que há dois momentos muito importantes na vida, “quando nascemos e quando descobrimos o porquê de termos nascido”.

Ele explica sobre o Estatuto da Criança e Adolescente que é um marco na forma de assegurar os direitos da criança e dos adolescentes. “É muito novo no Brasil, foi criado em 1990. De lá prá cá já tivemos uma evolução muito grande”, afirma.

O ECA reafirma os pressupostos da Constituição, reconhecendo como dever do Estado da família e da sociedade assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Na oportunidade, o professor elucidou sobre a violência sexual que está no campo dos Direitos Humanos. “Do ponto de vista ontológico, nós somos seres humanos. Se praticam uma violência contra uma criança é como se estivessem praticando esse ato contra todos nós. Na psicologia usa-se a expressão ‘empatia’. Precisamos ser empáticos”, ressalta.

Joseleno Vieira apresentou o Plano Nacional de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e explicou que o principal objetivo do Plano é “estabelecer um plano de ações articuladas que permitam intervenção técnica, política e financeira para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.