Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente terá uma vasta programação nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa. Além do Seminário de Atualidades em Meio Ambiente, acontece uma exposição de animais. A iniciativa é da Assistência Militar da Assembleia Legislativa, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Seção de Atividades Culturais. O Seminário de Atualidades será realizado na terça-feira, 6, no Auditório Costa Lima, à partir das 14h30.
A proposta é uma alusão à Semana do Meio Ambiente, comemorada no dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O Dia Mundial do Meio Ambiente desperta a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
A abertura do Seminário será realizada às 14h30, no Auditório Costa Lima, pelo 2° vice-presidente da Casa e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputado Henrique Arantes (PTB). O encerramento será às 17h30.
As palestras terão início às 15 horas. A primeira, intitulada “Comando de Policiamento Ambiental de Goiás no Combate aos Crimes Ambientais”, será ministrada pelo sargento PM Tarcísio Caixeta Rodrigues. Ele é educador ambiental e taxidermista do Núcleo de Educação Ambiental do CPA, graduado em Gestão em Segurança Pública, História e Teologia, pós-graduado em Docência do Ensino Superior.
Os servidores poderão assistir a palestra sobre “A viabilidade do Uso da Energia Solar Fotovotaica", ministrada pelo engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho Breno Alves de Brito Reis. A última exposição do dia será sobre o Desenvolvimento Sustentável proferida pela advogada Luciana Lara Sena Lima. Ela é professora universitária, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, especialista em Direito Público e em Direito Processual Civil, pós-graduanda em educação a distância e secretária-geral da Comissão Especial de Direito Administrativo da OAB-GO.
Ainda no decorrer do dia serão distribuídas aos interessados, mudas de plantas nativas do cerrado. São cerca de 100 mudas, disponibilizadas para a evento, através de parceria entre o deputado Wagner Siqueira (PMDB) e a Comurg.
Exposição
O saguão da Assembleia Legislativa vai se transformar em um cenário típico do Cerrado brasileiro com exposição de animais empalhados (taxidermizados), de frutos e sementes específicos da região goiana e também animais conservados em vidros.
De acordo com o Tenente da Polícia Militar Waldêz Rosa, os animais da exposição são vítimas da caça e também de acidentes em rodovias. “O número de animais que são mortos tanto na caça quanto em rodovias é muito grande. São essas vítimas que vamos trazer para expor. Além disso, vamos oferecer informações para os participantes do evento”, explicou.
Durante o evento também vai ocorrer a exposição dos livros infantis sobre animais do cerrado do escritor Pedro Ivo. Os livros intitulados “O Tatu-Canastra no Cerrado” e “A Seriema no Cerrado” poderão ser adquiridos pelos servidores e visitantes da exposição.
Pedro Ivo tem 69 anos de idade e começou a trabalhar com a literatura infantil há quatro anos apenas. “Sou escritor desde os 65 anos, hoje tenho 69. É pouco tempo na profissão. Mas, meu objetivo é ajudar as crianças a se formarem adultos conscientes ecologicamente, pessoas que vão defender o meio ambiente”, disse.