Meio Ambiente
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado Henrique Arantes (PTB), abriu na tarde desta terça-feira, 6, a programação que está sendo realizada em celebração à Semana do Meio Ambiente. Primeiro, ele esteve no saguão da Casa, que foi transformado em um cenário típico do Cerrado brasileiro, com exposição de animais empalhados ou conservados em vidros, e de frutos e sementes específicos da região. Em seguida, o parlamentar fez abertura do “Seminário de Atualidades em Meio Ambiente”, no Auditório Costa Lima.
Henrique Arantes elucida que o evento propicia ações que despertam para a conscientização e a preservação ambiental. De acordo com ele, este contato com os animais e frutos expostos e o conhecimento gerado com as palestras são importantes para que os servidores e visitantes tratem isso como algo próximo da vida deles. “Entendendo ser fundamental a coexistência do homem com o ecossistema, de uma forma harmônica para a subsistência do Planeta”, disse.
As palestras realizadas destacaram ações que resultam em desenvolvimento sustentável, e mostraram, ao mesmo tempo, o modo como o Comando da Polícia Ambiental inibe as práticas ilegais no território estadual. O circuito de explanações também pôde evidenciar as vantagens de se utilizar a energia solar fotovoltaica para a produção de energia elétrica no Estado.
O Subcomandante do Comando de Policiamento Ambiental, Tenente Coronel Marco Antônio de Castro, disse que além de ações repressivas e proativas, este grupo trabalha bastante com a educação ambiental. “Fazemos palestras, exposições, e temos, também, um projeto muito interessante que é “Guardião Ambiental Mirim”, onde crianças entre oito e 14 anos de escolas públicas ou privadas são orientadas durante seis meses sobre a conscientização ambiental”, ressaltou.
Este Comando também contribuiu com uma palestra sobre o “Policiamento Ambiental de Goiás no Combate aos Crimes Ambientais”, que foi ministrada pelo sargento PM Tarcísio Caixeta Rodrigues. Também palestrou o engenheiro eletricista e engenheiro de Segurança do Trabalho Breno Alves; ele falou sobre “A viabilidade do Uso da Energia Solar Fotovoltaica".
A professora universitária e secretária-geral da Comissão Especial de Direito Administrativo da OAB-GO, Luciana Lara Sena, falou sobre “Desenvolvimento Sustentável”. “Pessoalmente, eu entendo que até hoje não conseguimos concretizar o desenvolvimento sustentável no Brasil e nem em âmbito internacional, pois é preciso levar em conta a Justiça Social, o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente”. E finalizou: “Quando houver a compatibilização e o equilíbrio entre estes três elementos, é que teremos de fato o desenvolvimento sustentável”.
Além da mostra de animais empalhados (taxidermizados) e conservados em vidros e de frutos e sementes específicos da região goiana, é possível conferir, ainda, uma exposição dos livros infantis sobre animais do cerrado do escritor Pedro Ivo. O artista tem 69 anos de idade e começou a trabalhar com a literatura infantil há quatro anos apenas. “Sou escritor desde os 65 anos, hoje tenho 69. É pouco tempo na profissão. Mas, meu objetivo é ajudar as crianças a se formarem adultos conscientes ecologicamente, pessoas que vão defender o meio ambiente”, disse.
O evento foi finalizado com a distribuição de cerca de 100 mudas de plantas nativas do cerrado. As plantas foram disponibilizadas por meio de uma parceria entre o deputado Wagner Siqueira (PMDB) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
A programação em celebração à Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa da Assistência Militar da Assembleia Legislativa, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Seção de Atividades Culturais.