Ícone alego digital Ícone alego digital

SOS Vida AMARelo

12 de Junho de 2017 às 18:20
Crédito: Sergio Rocha
SOS Vida AMARelo
Campanha SOS.VIDA AmarElo
Mais uma etapa da campanha SOS Vida AMARelo foi realizada nesta 5ª-feira, 12, no município de Goiatuba. Iniciativa é do deputado Helio de Sousa, por meio da Comissão de Saúde da Casa de Leis.

“A cada 40 segundos no mundo uma pessoa se suicida. A cada 45 minutos, quatro pessoas tentam suicídio no Brasil, onde uma consegue. Temos uma epidemia silenciosa”, disse a neurocoach Kelley Marques, em audiência pública que abordou o tema “Estresse-Ansiedade-Depressão-Suicídio”. O evento realizado nesta segunda-feira, 12, no auditório do Hotel Baeza, em Goiatuba, marcou mais uma etapa da campanha SOS Vida AMARelo, de iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), por meio da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa.

Além de Helio de Sousa, compuseram a mesa dos trabalhos o prefeito da cidade, José Alves (PP), o vereador Gabriel Faleiros (PSD) e o secretário municipal de Educação, Marcos Pires. Também compareceram servidores públicos, população em geral, profissionais da Saúde, Educação, Social e estudantes. 

O deputado elucida que estas estatísticas mostram que é muito alto o índice de pessoas que se matam todos os dias e que a melhor maneira de se combater o problema é falando sobre ele. “Através do enfrentamento podemos vencer esta questão. A melhor maneira de se evitar que uma pessoa chegue ao suicídio é colocá-la consciente de que ela pode e deve enfrentar a ansiedade, o estresse, a depressão por meio de conversas, na busca de apoio psicológico profissional”, disse.

“Os dados de 2014, que são os mais recentes, mostram que realmente temos uma epidemia silenciosa e a nossa prioridade é saber como podemos diminuir, prevenir e fazer com que toda a população se una em prol dessa causa de saúde pública”, disse a neurocoach Kelley Marques, que também é doutora em Educação e neuropsicopedagoga.

A campanha SOS Vida é uma iniciativa de Pesquisa-ação-treino na prevenção ao suicídio em Goiás. Ela tem metas de pesquisa e coleta de informações e visa desenvolver um banco de dados junto aos profissionais da saúde e educação social. Cerca de 80 cidades receberão audiências públicas, palestras, pesquisas qualitativas e quantitativas que, além de divulgar dados, mostrará características de pessoas que passam por essa dificuldade.

Papel do Poder Público

Helio de Sousa também destacou que o Poder Público é um grande parceiro para o alcance de condições satisfatórias no combate ao problema. Nesta perspectiva, o prefeito José Alves afirmou que o Executivo municipal dará todo o respaldo necessário para que ações preventivas aconteçam com êxito não só na cidade, mas em toda a região.

“Neste momento, com o apoio da Assembleia Legislativa, nós conseguimos que todos os Poderes estejam conosco. Desde as lideranças locais, Instituto Médico Legal (IML), Defensoria Pública, a comunidade, secretarias, a Polícia. Nós estamos juntos em nome de uma causa simples que é a prevenção ao suicídio”, disse a palestrante Kelley Marques.

O vereador Gabriel Faleiros fez questão de revelar o seu entusiasmo com a campanha SOS Vida AMARelo. “Assim como o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’, eu espero que este projeto ganhe dimensão a nível nacional, para que cada vez mais pessoas possam se conscientizar sobre a importância de se discutir este problema”.

Os próximos municípios que receberão audiências públicas serão: Pirenópolis (23 de junho), Rio Verde (30 de junho), Iporá (7 de julho) e Goiânia (3 de agosto).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.