Ícone alego digital Ícone alego digital

Padre Geraldo Nascimento vai receber título de cidadão goiano nesta 5ª feira

20 de Setembro de 2017 às 18:58

Por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT) na próxima quinta-feira, 21, às 20h, o plenário da Alego será palco de uma homenagem ao padre Geraldo Nascimento. Ele será agraciado com Título de Cidadão Goiano. O padre tem longa trajetória na defesa dos Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente. 

História do homenageado

Geraldo Marcos Labarrere Nascimento, o Padre Geraldo, nasceu em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte em dezembro de 1940.  Caçula de 6 filhos de Jaime e Ernestina Labarrere Nascimento, ele é teólogo, graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1975 e graduado em filosofia pela mesma universidade em 1971.

O padre foi vice-diretor do Centro Latino Americano de Parapsicologia; diretor da Casa da Juventude Pe. Burnier, da Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social em Goiânia. Experiente na área de acompanhamento psico-espiritual; na assessoria a adolescentes e jovens; a movimentos sociais; a pastorais sociais; conselheiro da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência; defesa dos Direitos Humanos. Além disso, participou do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério Público do Estado de Goiás, do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos-Goiás, do Comitê Gestor Interinstitucional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e do Comitê Estadual de Combate à Tortura.

Em 1990 Geraldo Nascimento chegou em Goiânia para administrar a Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU) que estava em crise financeira. Juntamente com outras pessoas reorganizou a instituição. Com uma grande rede de serviços, a CAJU funcionou durante 30 anos, oferecendo formação para jovens, acompanhamento de projeto de vida e ações de empoderamento e defesa da vida da juventude, sobretudo dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Em 2006, a CAJU, sob a direção de padre Geraldo, lançou a campanha “A Juventude Quer Viver”, pela implantação de Políticas Públicas de Juventude e contra a redução da maioridade penal.

O padre saiu de Goiânia em meio a ameaças de morte, por ser um dos fundadores do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial. Ele denunciou, entre outros crimes, execuções sumárias atribuídas a 19 policiais militares presos em fevereiro de 2011, acusados de integrar um grupo de extermínio, pela operação Sexto Mandamento da Polícia Federal.

Mesmo preocupado, o religioso seguiu com suas atividades na CAJU, onde são realizados trabalhos com crianças e adolescentes de baixa renda. Entretanto, passado um tempo, as ameaças continuaram a se repetir. Com a insistência das ameaças, Padre Geraldo deixa Goiânia e Goiás após 21 anos de defesa da vida da juventude goiana.

O padre voltou a São Paulo com uma passagem pela Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, participou da Comissão da Memória, Verdade e Justiça e desenvolveu uma série de trabalhos junto à Pastoral da Diversidade Sexual.

Padre Geraldo Nascimento também é sócio fundador do Centro de Pesquisa, Formação e Assessora em Juventude - Cajueiro, de Goiânia, entidade que nasceu após o encerramento das atividades da CAJU, no final de 2012. Em 2010 recebeu Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira concedida pelo então Deputado Mauro Rubem e prêmio Ação Afirmativa e Igualdade Racial concedida pelo município de Goiânia. No ano de 2011 recebeu o Título Honorifico de Cidadão Goianiense da Câmara Municipal de Goiânia.

Com mais de 50 anos de vida religiosa, atualmente padre Geraldo continua na defesa dos Direitos Humanos das pessoas com deficiência e também em defesa da juventude.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.