Identidade digital

Teve início nesta terça-feira, 19, às 8 horas, a emissão gratuita da carteira de identidade digital para os servidores da Casa. A iniciativa é uma parceria entre a Polícia Civil do Estado de Goiás e a Alego, que tem gestão presidida pelo deputado José Vitti (PSDB). O caminhão itinerante do Instituto de Identificação está estacionado em frente à entrada principal da Casa e nele que são colhidos os dados, a digital e a foto para confecção das carteiras que serão entregues posteriormente aqui mesmo na Assembleia.
A abertura do evento foi realizada pelo delegado Marcos Martins, diretor de articulações políticas da Casa, representando o presidente da Alego, deputado José Vitti. Em sua fala, Marcos Martins destacou que a identidade é expedida por um órgão de segurança pública, e que não são todos os organismos da sociedade que possuem esse sistema. “A partir do momento que o Instituto de Identificação do Estado de Goiás monta esse sistema de biometria, ele irá deter em seus arquivos todas as impressões digitais do Estado, inclusive as criminais. Isto é um avanço importantíssimo na medida que a impressão digital é uma prova técnica em qualquer lugar do mundo”, destaca.
O diretor do Instituto de Identificação do Estado, Antonio Maciel, falou da importância de um documento de identificação. Segundo ele, 10% da população brasileira não tem identidade e muitos ainda não existem como cidadão. “A identidade é um direito de todo cidadão é um exercício de cidadania. Hoje em dia uma criança sem documento de identificação não viaja para o exterior. Essa iniciativa com a Alego é uma parceria com o intuito de fazer um intercâmbio na área de tecnologia e RH, que tem tudo a ver com o Programa Goiás Biométrico”, enfatiza o diretor.
A expectativa de Maciel é um atendimento diário de 80 a 100 pessoas na área externa da Alego, e destaca o processo de transição na área de modernização que o Instituto está passando. “O Governador Marconi Perillo (PSDB), fez investimentos de 4 milhões de reais nesse âmbito e daqui a dois meses, todo cidadão que for fazer uma identidade nova receberá em apenas 3 dias”, finaliza.
Marcos Nogueira, chefe da divisão de saúde da Casa, revelou que a última identidade tirada por ele foi no final da década de 80. “Faz 30 anos que não fazia uma identidade e eu mudei muito, era jovem e ainda tinha cabelo. É uma oportunidade que a Alego está nos dando ainda mais por se tratar de um documento tão importante”, frisa.
Para fazer a carteira de identidade digital, a pessoa deve trazer cópia da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço (original e cópia) e se quiser incluir o CPF trazer cartão ou impressão da Receita Federal. O caminhão itinerante do Instituto de Identificação fica na Assembleia entre os dias 19 e 21 de setembro, das 8 às 17 horas.