Ícone alego digital Ícone alego digital

Coral da Assembleia faz classificação vocal nesta manhã visando retomar atividades

21 de Setembro de 2017 às 11:10
Crédito: Carlos Costa
Coral da Assembleia faz classificação vocal nesta manhã visando retomar atividades
Retomada das atividades do Coral da Assembleia

Na manhã desta quinta-feira, 21, o Coral dos Servidores da Alego deu início a retomada de suas atividades com classificação vocal dos coristas inscritos. A direção musical e a classificação vocal estão a cargo do maestro Wilmar Otaviano da Silva, referência em Goiás.

De acordo com Wilmar Otaviano, que foi regente do Coral da Alego há 10 anos, as apresentações tinham um coro de 40 vozes, mas para a retomada das atividades ele espera mais de 50 pessoas participando. “Já fui regente do Coral da Assembleia há 10 anos. Nós fizemos apresentações com um coro de 40 vozes. Nessa nova etapa nós estamos esperando o máximo dos inscritos” disse.

Ele explicou que nesta manhã o intuito de reunir os inscritos é para testar e classificar a voz de cada corista. “O coro canta com quatro vozes, sendo elas o soprano, contraltos, tenores e baixos. Vamos olhar o timbre vocal de cada um aqui”, afirmou.

O maestro destacou que o objetivo posterior à classificação vocal é começar os ensaios para que dentro de 45 dias os servidores já estejam aptos a apresentar-se. “Depois dessa fase nós já vamos começar os ensaios imediatamente. Quero ver se em torno de 40 a 45 dias o Coral dos Servidores da Alego já esteja em condições de se apresentar”.

Por fim, ele ressaltou que o nome que o coral vai carregar é “Coral dos Servidores da Alego” e não mais “Vozes do Legislativo”, que era o nome anterior. “Nós mudamos o nome para que dessa forma possamos englobar não apenas os servidores da Casa, mas os dependentes e também os servidores aposentados. Todos podem participar”, assegurou.

Para ele, participar do Coral é uma forma de salvar vidas. “Já é comprovado que a música pode melhorar a vida das pessoas, seja a pessoa que está cantando, seja a pessoa que está vendo ou ouvindo uma apresentação. Nós vamos nos apresentar em hospitais, presídios, etc, levando paz e esperança para a vida dessas pessoas”.  

A chefe da Seção de Atividades Culturais, Lousanne Rodrigues, contou que antes de retomarem as atividades do Coral da Alego, foi feita uma pesquisa de opinião com os servidores para ver se a ideia era aceita entre eles. “Nós fizemos uma pesquisa na Alego, perguntando aos servidores o que eles achavam dessa retomada do Coral, o resultado foi muito positivo”, disse.

A iniciativa, segundo ela, foi do diretor-geral da Casa, Renato Meneses. “Após a iniciativa do diretor-geral da Alego, nós corremos atrás para retomar. Será um momento muito bom pra Casa, afinal temos diversos talentos de vários segmentos aqui. São cantores, artistas plásticos, poetas. É uma forma de estarmos interagindo entre nós, pois passamos por momentos tão pesados e no Coral teremos um momento de descontração”.

A servidora do Legislativo Elisângela Pikhardt contou que canta há 20 anos, mas que quase perdeu a voz por não preparar as cordas vocais corretamente. “Eu tive um problema porque eu não tinha aula de música. Por não me preparar eu estou quase perdendo minha voz”.

Para ela, a retomada das atividades do Coral dos Servidores é muito importante pois dá a oportunidade não apenas de ajudar aos outros, levando apresentações para ambientes hostis, mas também para ajudar aos próprios coristas que serão preparados vocalmente. “Vi aqui uma oportunidade de contribuir para salvar vidas e também vou me beneficiar. Serão duas coisas, eu vou estar ajudando aos outros e também a mim mesma”, ressaltou. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.