Ícone alego digital Ícone alego digital

Governo vai criar seis novas delegacias de polícia

07 de Novembro de 2017 às 08:51

O governador Marconi Perillo (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa (Alego) projeto de lei que dispõe sobre a criação de seis delegacias especializadas na apuração de quatro modalidades criminosas. Em ofício enviado à Alego, o Chefe do Poder Executivo solicita autorização para estruturar e colocar em funcionamento no organograma da Polícia Civil a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência de Goiânia (DEAPD), Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência de Anápolis (DEAPD), Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência de Aparecida de Goiânia (DEAPD) e a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Aparecida de Goiânia (DEAI).

De acordo com o Governo, as novas unidades de investigação serão importantes na apuração e repressão a crimes de maior repercussão nas seis áreas específicas e que demandam um trabalho mais detalhado e com foco no desmantelamento de quadrilhas especializadas em cada uma delas.

No caso da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), com circunscrição estadual, por exemplo, irá competir, concorrentemente com as demais unidades policiais, o exercício das funções de polícia judiciária e de investigação criminal referente à apuração das infrações penais praticadas a partir do uso ou emprego de meios ou recursos tecnológicos de informação ou do uso da rede mundial de computadores. A DERCC vai investigar crimes praticados pela internet como calúnia, difamação, infâmia, violação ao direito autoral, favorecimento à prostituição, preconceito ou discriminação de raça, cor, e etnia, além de pedofilia e crime contra a propriedade intelectual.

Ao justificar a criação da Delegacia Estadual de Repressão à Crimes Rurais (DERCR), o Governo alega que para a promoção da justiça social nas áreas rurais do estado é preciso desconstruir obstáculos apresentados pelas investigações em crimes desta natureza, e um passo neste sentido é, certamente, a criação, no âmbito da Polícia Civil do Estado de Goiás, da Delegacia Estadual Especializada.

“Comparando o período de 2013 a 2016, verifica-se que no ano de 2013 ocorreram 3.168 crimes de roubo e furtos desta natureza, número este que saltou para 5.222, no ano de 2016, sendo um aumento significativo de 64,84% em apenas três anos. Assim, afigura-se necessário que o Estado de Goiás busque meios para garantir a efetiva tranquilidade e paz aos cidadãos goianos, gerando neles a chamada "sensação de segurança" e garantir o seu bem-estar por meio de proteção e segurança às zonas rurais do nosso Estado, principalmente quando do cometimento de crimes rurais de grave repercussão”, destaca o texto governamental.

O projeto prevendo a criação das seis delegacias foi aprovado preliminarmente e encaminhado à Comissão Mista da Assembleia Legislativa, onde irá receber parecer e será devolvido ao Plenário para apreciação em duas votações. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.