Jornalista Renato Dias lança mais um livro sobre Direitos Humanos na Alego

20 de Dezembro de 2017 às 20:33
Crédito: Denise Xavier
Jornalista Renato Dias lança mais um livro sobre Direitos Humanos na Alego
Escritor Renato Dias lança livro “Tardia e Incompleta – A Justiça de Transição no Brasil”

Está em andamento, na noite de hoje, 20, sessão de lançamento do livro reportagem “Tardia e Incompleta – A Justiça de Transição no Brasil”, de autoria do jornalista goiano Renato Dias. O evento teve início às 19 horas, no hall de entrada da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A obra insere-se na categoria de livro-reportagem, modalidade de escrita que mescla jornalismo e literatura, sendo o 11º título do gênero escrito pelo autor.

Em Tardia e incompleta, Renato Dias realiza uma investigação sobre o período histórico compreendido entre o fim da ditadura militar e a redemocratização do País. A partir do material documental levantado, o autor ainda estabelece um comparativo com momentos similares vivenciados por outros países ao redor do mundo, como Argentina, Uruguai, Chile, Grécia, Portugal, Itália, Espanha e África do Sul.

Após fazer uma retrospectiva dos principais episódios abordados no livro, o autor chamou atenção para a atualidade do assunto em questão. “A Comissão Nacional da Verdade apontou que até 65 mil pessoas teriam sido atingidas pela ditadura militar brasileira. É um tema que se mantem atual, já que a justiça de transição brasileira não permitiu o julgamento de responsáveis por violações de direitos humanos, como ocorreu também com a ditatura espanhola. Até hoje as feridas desses dois países não cicatrizaram. Um tema contemporâneo, portanto. Tanto é que Michel Temer desmonta o estado e não é capaz de manter o respeito aos direitos humanos das 27 unidades da Federação”, comentou.

Renato Dias ainda ressaltou a apoio da Alego na divulgação de seus trabalhos, todos lançados no espaço dessa Casa de Leis. “É a Casa dos trabalhadores, da sociedade civil organizada e que permite um debate amplo, plural e democrático”, elogiou. O lançamento está sendo coordenado pela Seção de Atividades Culturais da Alego.

A nova obra de Renato Dias possui 140 páginas e é dividida em três capítulos. O primeiro explora o tema da ditadura militar brasileira; o segundo, o direito internacional e o terceiro se refere aos quadros comparativos entre os países. O livro rendeu ao autor uma premiação durante a realização do 34º Prêmio Nacional de Direitos Humanos e Jornalismo, evento que integra o Prêmio Hors Concours de Direitos Humanos e Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e realizado no último dia 11.

O livro está sendo vendido pelo valor de R$ 70,00. Interessados entrar em contato com o autor pelo e-mail renatodias67@gmail.com.

Sobre o autor

Graduado em Jornalismo pela Alfa, formado em Ciências Sociais, na Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-graduação em Políticas Públicas, ainda pela UFG, Renato Dias concluiu um curso de especialização em Gestão da Qualidade, pela Fieg, Sebrae-GO e CNI, e é, hoje, mestre em Direito, Relações Internacional e Desenvolvimento, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).