Ícone alego digital Ícone alego digital

TV Assembleia entrevista ex-senador Iram Saraiva sobre os 30 Anos da Constituição Federal

30 de Maio de 2018 às 16:09

A TV Assembleia está exibindo entrevista  com o ex-senador constituinte Iram Saraiva sobre os 30 anos da Constituição Federal. Na série de entrevistas a repórter Luciana Martins conversa com políticos que participaram da elaboração da Carta Magna brasileira.

Iram Saraiva teve mandato como senador constituinte, por Goiás, de 1º de fevereiro de 1987 a 17 de agosto de 1994. Goiano da Capital, o entrevistado também foi Ministro do Tribunal de Contas da União (17 de agosto de 1994 até 25 de agosto de 2003); deputado federal (1º de fevereiro de 1979 até 31 de janeiro de 1987 - 2 mandatos consecutivos); deputado estadual (1975-1979); e vereador de Goiânia (1973-1974).

Em sua participação no Programa o ex-senador responde perguntas e esclarece dúvidas colocadas pelo professor Guilherme Carvalho, diretor de pesquisas da Sociedade Brasileira de Estudos do Terceiro Setor, que também participou do Programa.

Iram Saraiva fala sobre sua história passando pela sua formação em direito, época na qual foi despertado seu interesse em atuar na vida pública. Ele lembra que teve a oportunidade de atuar por todas as esferas do Legislativo. “Fui eleito vereador por Goiânia e de lá pra cá tive mandatos no Legislativo Estadual, Câmara Federal e Senado”, disse.

O ex-senador falou na entrevista sobre como foi a experiência de fazer parte da Assembleia Constituinte e os fatos que marcaram aquela época de transição política no País. “O mais interessante de tudo é que conseguimos produzir um texto final que se estabeleceu através do diálogo com a população, foi desta maneira que se tornou possível chegar a uma Constituição Democrática”.

Ele destacou que certamente existem falhas na aplicação daquilo que foi produzido à época, até mesmo pelo fato de que muito daquilo que gerava embate teve que ser afrouxado em contrapartida a perder aquele momento histórico de abertura para que o País entrasse em uma nova era. “Então muitas partes permitem interpretações, porém, apesar destes defeitos e falhas, que atualmente se refletem naquilo que vemos acontecendo com nossa vida política, eu ainda assim prefiro as vantagens que a nova Constituição nos trouxe do que uma rigidez que não refletiria o momento democrático no qual estávamos entrando. Cabe a nós agora promovermos os ajustes”.

Durante o Programa, Iram Saraiva fez ainda um balanço de suas convicções à época com aquilo que atualmente acredita e manteve-se convicto de que o sistema parlamentarista seria a melhor opção para que o País pudesse continuar sua evolução. “O sistema presidencialista no Brasil já está mais que provado que é fadado ao fracasso. E, historicamente, o parlamentarismo em diversas situações tem se mostrado como a melhor opção”, observou.

Ele falou ainda sobre sua defesa pela reforma agrária, sua vida pessoal, contou sobre os momentos difíceis de sua vida, quando sofreu acidente automobilístico e a perda da esposa há 4 anos. “Inclusive depois da morte dela, esta é a minha primeira entrevista”, contou ao dizer que está escrevendo também um livro com as memórias dos momentos de vida e da doença que Maria Aparecida Silveira Saraiva sofreu.

O final da conversa Iram Saraiva falou da sua disposição em voltar a servir a sociedade caso seja convocado. “Estou filiado atualmente ao PMN e se for para colaborar eu estou aí disponível”, ressaltou. Neste contexto ele defende que poderia engrossar o lado dos que defendem a reforma das relações do Estado com o sistema privado, no fortalecimento ao combate à corrupção e na racionalização dos sistemas jurídicos para que as punições não emperrem.

O Programa Memórias do Legislativo é fruto de convênio entre a Assembleia Legislativa com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa é desenvolvida pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). Entre as metas principais do projeto estão: resgatar a memória da Assembleia Legislativa de Goiás e organizar um banco de dados com depoimentos relativos à história política de Goiás centrada na história do Legislativo goiano.

A entrevista completa foi ao ar na segunda-feira, 16, na TV aberta 61.2, na Net, canal 8 ou pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.