Ícone alego digital Ícone alego digital

Pedro Ludovico Teixeira

12 de Setembro de 2018 às 17:00
Crédito: Carlos Costa
Pedro Ludovico Teixeira
Museu Pedro Ludovico
A história de Pedro Ludovico Teixeira é tema de documentário exibido pela TV Assembleia. Historiador, jornalista, diretor do Museu e cronista falam sobre a vida do político goiano e sua participação no desenvolvimento do Estado.

A trajetória política do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, é retratada em especial produzido pela TV Assembleia e encontra-se em exibição na sua programação. Participaram do projeto o cientista político Itami Campos, o jornalista e autor da biografia “Tu és Pedro”, Helio Rocha, o diretor do Museu Pedro Ludovico Teixeira, Paulo Henrique Gomes e o cronista Bariani Ortêncio. Através de entrevistas, eles  contam a história do fundador da capital do Estado.

Pedro Ludovico, filho de João Teixeira Álvares e de Josefina Ludovico de Almeida, nasceu na Cidade de Goiás em 1891. Foi médico, pai de seis filhos, interventor do Estado e liderou Goiás durante a revolução liberal em 1930. Em 1935, seguindo as normas da Constituição federal reuniu-se a Assembleia Constituinte de Goiás, que o elegeu governador.

O maior objetivo político de Pedro Ludovico era impulsionar a ocupação do estado de Goiás, direcionando os excedentes populacionais para os espaços demográficos vazios na tentativa de aumentar a produção econômica. A implantação desse projeto só seria possível com a garantia de uma infraestrutura básica ligando o Centro-Oeste ao Sul do país.

De acordo com o cientista político Itami Campos, uma das principais medidas adotadas pelo então governador foi mudar a Capital do Estado. “Nascia a cidade de Goiânia, um papel importante em termos de psicologia social. Houve um grande desenvolvimento do Estado à partir dessa construção”, explicou.

O jornalista Hélio Rocha, que escreveu a biografia de Pedro Ludovico intitulada “Tu és Pedro”, conta que Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, via em Pedro uma das figuras mais fortes entre os interventores. “Dizem que o interventor federal mais estimado por Getúlio foi Pedro. Ele tinha visão econômica embora fosse médico. Soube escolher bons auxiliares e tocar o barco de Goiás em velocidade crescente”, destacou.

Ele conta que Pedro lutou pela democracia até seus últimos dias na vida política. “Terminou a vida como senador. Foi cassado durante o Golpe Militar. Enquanto senador, ele defendia em seus discursos a volta do regime democrático”, explicou Hélio Rocha.

Ao ser questionado sobre a importância de Pedro Ludovico como político, o jornalista afirma que ele teve a dimensão de um dos maiores políticos da história de Goiás. “Ele reergueu o Estado. Depois veio seu filho Mauro Borges, que de 1961 a 1964 também teve papel fundamental nesse crescimento”, disse.

No documentário especial, o diretor do Museu Pedro Ludovico Teixeira, Paulo Henrique Gomes, ressalta relevância do espaço para a construção da história dos cidadãos goianos. “É um lugar de memória que conta a história do Estado. Todo morador de Goiânia e todos os demais goianos deveriam conhecer”, destacou.

O diretor explicou que, para estimular os cidadãos a explorar a história do museu, criou-se o projeto Café com Pedro. “É uma roda de conversa que fazemos sempre na terceira semana do mês, às quartas-feiras. Momento de debate de ideias e aprendizado”, contou.  

O documentário está sendo veiculado na TV Assembleia através do canal aberto 61.2 ou pelo canal 8 da Net. Também pode assistir pelo youtube,  pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=whnzpNZiDzo .

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.