Ícone alego digital Ícone alego digital

Setor Energético

31 de Março de 2017 às 14:52
Crédito: Y. Maeda
Setor Energético
Deputado Simeyzon Silveira promove debate na 10ª reunião do Setor Energético de GO
A primeira reunião oficial do ano contou com apresentação de avanços do Governo para o setor, em Goiás, por meio de mediação feita pelo Fórum. Plataforma é presidida pelo deputado Simeyzon Silveira.

A 10ª reunião oficial do Fórum do Setor Energético foi realizada na manhã desta sexta-feira, 31, na Estação Experimental de Nativas do Cerrado da Emater. A iniciativa do encontro e desta plataforma de debates é do deputado Simeyzon Silveira (PSC), reconduzido à presidência da Comissão de Minas e Energia desta Casa de Leis para as atividades deste segundo biênio.

Compuseram a mesa dos trabalhos o deputado Simeyzon; o anfitrião do encontro, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira; o presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia; a Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Secima), Danúsia Arantes; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Macxwell Novais; o diretor técnico da Eplan Engenharia, Marcos Alberto; e o coordenador comercial da Alsol Energias Renováveis, Nicola Brandão.

A reunião foi marcada pela apresentação de avanços do Governo para o setor energético de Goiás por meio de mediação feita pelo Fórum. A superintendente da Secima entregou uma instrução normativa facilitadora e simplificadora que estabelece procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de usinas fotovoltaicas. O documento está publicado no Diário Oficial do Estado sob a portaria nº 036/2017.

Também foi entregue uma minuta de lei determinando que a Secima e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) viabilizem recurso para a criação do Fundo de Incentivo à Microgeração e Minigeração Distribuída a Partir de Fontes Renováveis (Fimer). Danúsia Arantes informou, ainda, que está prestes a ser publicada Lei de autoria do Poder Executivo estadual, que isenta o ICMS de insumos e equipamentos destinados à geração de energia solar.

Simeyzon comemorou as novas conquistas e ressaltou, ainda, a importância das rodadas de discussões feitas no decorrer do ano para fomentar o Programa Goiás Solar, de iniciativa da Governadoria, que, segundo ele, selou com magnitude todo o trabalho feito pelo Fórum. “Todas as articulações feitas durante este período quanto a questões tributárias, de financiamento, desburocratização, infraestrutura, desenvolvimento da cadeia produtiva e educação e conscientização, ajudaram a amadurecer os eixos de articulação que contemplam o Goiás Solar”, disse.

O Programa, lançado no dia 17 de fevereiro, tem o intuito de incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica. Entre as suas principais ações estão a isenção de ICMS para micro e pequenos geradores e consumidores de energia solar, a ampliação e a criação de linhas de crédito exclusivas para financiamento (como o FCO Sol e Goiás Fomento), a simplificação do licenciamento ambiental para instalação de usinas solares, o uso de placas solares nas casas dos programas habitacionais do Estado, o uso de energia solar em prédios públicos e o estímulo à vinda e criação de novos empreendimentos para o Estado.

O presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, destacou a contribuição do Goiás Solar com políticas públicas de qualidade para avanços da energia solar fotovoltaica em áreas estratégicas como a atração de investimentos, mais competitividade para os empreendedores que estão no Estado, solução de gargalos na área tributária e oportunidade de financiamento. “Além disso, temos visto cada vez mais os municípios goianos se engajando com essa tecnologia. Eles estão começando a montar os seus programas, as suas ações em favor da energia do sol para que a população tenha mais facilidade e acesso a esse tipo de tecnologia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental”, elucidou.

“Ver essas conquistas é algo que me alegra muito porque mostra que os debates não foram vazios, foram debates que geraram benefícios para Goiás, que ficaram como um legado para a nossa história. Eu sei que o trabalho que estamos fazendo, aqui, contribuirá de maneira relevante para que, em pouco tempo, o Estado seja uma grande referência nessa área de energia solar, colhendo os frutos diretos na sua economia, no seu desenvolvimento”, orgulhou-se Simeyzon.

Palestras

Os membros do Fórum receberam, pela segunda vez, Rodrigo Sauaia, que esteve presente na sua cerimônia de abertura em novembro de 2015. O presidente da Absolar fez uma abordagem sobre os avanços da energia solar fotovoltaica no Brasil e em Goiás. Danúsia Arantes também palestrou na reunião. Ela falou da concepção e das ações estratégicas do Programa Goiás Solar.

O diretor técnico da Eplan Engenharia, Marcos Alberto, fez palestra sobre “O Cenário energético de Goiás – Fontes convencionais e alternativas”. Dentre outros números, ele apontou que o setor de transporte é o maior consumidor na matriz energética do Estado: 46,6% do total. Já o setor industrial tem participação de 19,9% e o energético (que abrange categorias como residências e iluminação pública), de 19,7%. De acordo com ele, o setor comercial foi o que mais cresceu no consumo de energia, chegando a 17,7%.

O encontro também contou com palestra do coordenador comercial da Alsol Energias Renováveis, Nicola Brandão, que abordou o tema "Biomassa, biogás e energia fotovoltaica". Ele falou sobre as vantagens da instalação de módulos fotovoltaicos, como a sustentabilidade ambiental, a previsibilidade (pela compra antecipada de energia), a economia, o baixo preço da manutenção, além da contribuição para o sistema elétrico brasileiro. Ele também ressaltou a atuação da empresa no desenvolvimento de novas soluções voltadas para a geração distribuída. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.