Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia da Consciência Negra

20 de Novembro de 2017 às 12:10
Crédito: Sérgio Rocha
Dia da Consciência Negra
Temas alusivos ao Dia da Consciência Negra
Audiência pública proposta pelos deputados Isaura Lemos e Marlúcio Pereira debate na Alego questões com vistas a criação de novas políticas públicas em prol da promoção da igualdade racial.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta segunda-feira, 20, no Auditório Solon Amaral, audiência pública a propósito do Dia Nacional da Consciência Negra, que se comemora nesta data. Conduziram os trabalhos a deputada Isaura Lemos (PCdoB) e o deputado Marlúcio Pereira (PSB), autores da iniciativa, que teve abertura marcada pela interpretação do Hino Nacional Brasileiro pelo Grupo de Sopro e Percussão da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) de Aparecida de Goiânia.

Lideranças e autoridades públicas que trabalham em favor da inclusão social da população negra participaram do evento e apresentaram propostas, requerimentos e projetos em cima de questões alusivas ao Dia da Consciência Negra aos parlamentares, para que estes também possam propor medidas legislativas em conformidade com os pleitos apresentados. Isaura e Marlúcio fizeram avaliação positiva dos debates, que trataram não somente da história de preconceito contra o negro, mas, também, de temas como beleza negra, moda, conquistas e outros.

Além de Isaura e Marlúcio, a mesa do evento contou com a presença dos vereadores por Goiânia Tatiana Lemos (PCdoB) e Marcos Antonio da Silva, o Markin Goya (PMDB), o vereador de Aparecida de Goiânia Pastor João Santana (PRP), o presidente da União de Negros pela Igualdade em Goiás (Unegro-GO), André Luiz do Nascimento, e pela superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Cidadã, Marta Ivone de Oliveira.

Marlúcio Pereira ressaltou a importância da população negra na história da humanidade e o destaque que estes vêm conquistando na sociedade ao passar dos anos. “É preciso considerar os avanços dos afrodescendentes e as conquistas destes para toda a sociedade. Hoje também vemos ocupação de cargos importantes e o negro garantindo seu espaço na sociedade. Aos poucos vamos ocupando lugares onde jamais imaginávamos chegar.”

Isaura Lemos revelou sua vontade para que Goiás possa incluir, no seu calendário oficial, o dia 20 de novembro como feriado em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A deputada destacou que a data é de grande importância por ser alusiva aos avanços já obtidos, bem como das lutas que ainda devem ser conquistadas. Ela fez um relato histórico sobre criação da data comemorativa, passando por Zumbi dos Palmares, personagem cuja morte marca a data, destacando que esta é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A deputada também lembrou toda a discriminação pela qual os negros sempre foram submetidos no País e disse que qualquer que sejam as atitudes tomadas para valorizá-los atualmente ainda será pouco por todo racismo que já sofreram. “Precisamos, sim, valorizar nosso povo e nossa história, afinal somos todos negros. E todas as ações que possam ir nesse sentido ainda serão poucas diante de todo prejuízo que a população negra já teve na história.”

Isaura apresentou dados da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça (SDH) os quais colocam Goiás como o Estado com o maior número de casos de violações de discriminação e violência psicológica e física. “O Estado de Goiás é o que mais registra denúncias por injúria racial e racismo no canal Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça (SDH), no País.”

Alertou por fim que é preciso mudar essa realidade e, para isso, ações como maior uso dos canais de denúncia como o Disque 100, bem como uma maior visibilidade ao problema seriam de grande eficácia. “Por isso continuo a defender que o Dia da Consciência Negra seja uma data devidamente celebrada, em Goiânia, para que possamos todos refletir sobre esses temas”, finalizou.

A Orquestra de Sopros e Percussão da Seduce de Aparecida de Goiânia fez apresentação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A apresentação, que encantou o público presente, foi destacada por Marlúcio Pereira como um momento que jamais se esquecerá enquanto viver.

João Santana discursou em nome dos homenageados. O parlamentar fez reverência ao trabalho de Marlúcio Pereira que, segundo ele, conquistou através de muita luta seu espaço na sociedade. O vereador por Aparecida de Goiânia disse que, assim como o deputado, muitos dos presentes também possuem sua história igualmente marcada por muitas dificuldades. “Mas da mesma maneira que o deputado Marlúcio Pereira, todos aqui hoje têm seu espaço conquistado na sociedade, e estão todos trabalhando em prol de um bem comum para toda a sociedade.”

O vereador por Goiânia Markin Goya destacou que apesar de a população negra em Goiás ser maioria, ainda tem  pouco espaço na sociedade. “Por exemplo, podemos questionar quantos negros já passaram pela Prefeitura da Capital ou das maiores cidades do Estado e encontrar um número que reflete um dado muito triste, que é a presença ainda atual do racismo”, apontou.

Por fim a vereadora Tatiana Lemos falou sobre Zumbi dos Palmares. “O que fazemos hoje é a continuação de um trabalho que foi iniciado lá atrás por personagens como, por exemplo, Zumbi dos Palmares”, disse. Ela ressaltou que é preciso que as crianças aprendam a verdadeira história dos negros no País. “Quando isso acontecer teremos uma nova realidade e, enfim, veremos tratados como heróis aqueles que realmente ajudaram a construir o nosso País e, consequentemente, teremos o racismo como uma coisa do passado.”

Intercalado com a fala dos parlamentares municipais, foi apresentado um vídeo narrado pela atriz Taís Araújo, o qual faz um alerta sobre o racismo e pede respeito à população negra. Após franquear a palavra aos presentes, que ressaltaram a importância da iniciativa dos parlamentares, Marlúcio Pereira declarou encerrada a audiência pública. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.