Ícone alego digital Ícone alego digital

Embaixadores do projeto Politizar entregarão cartas ao Governador e ao Presidente da Alego até março de 2018

08 de Janeiro de 2018 às 08:29

O Politizar é um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) criado em 2013 para aproximar a sociedade do processo legislativo goiano. A segunda edição foi realizada entre setembro e novembro de 2017 com o apoio da Assembleia Legislativa de Goiás. Após a experiência, a opinião dos 87 aprendizes que simularam as diversas atividades de assessores, deputados e jornalistas foi unânime: "nunca mais o Parlamento goiano será visto com o mesmo olhar". Dessa forma, ao final do evento os participantes estimularam a criação do cargo de embaixador para auxiliar na realização das próximas edições e atuar em prol da ampliação do impacto do Politizar na sociedade.

Para alcançar esses objetivos, o presidente da mesa diretiva do Politizar, aprendiz de deputado Marcos Antônio (PMDB) informou que serão escritos dois documentos, provisoriamente nominados como “Carta dos Deputados do Projeto Politizar ao Povo Goiano”, para ser entregue ao governador Marconi Perillo (PSDB) e também ao presidente da Alego, deputado estadual José Vitti (PSDB). As cartas abordarão os temas: cidadania, participação popular, transparência e administração pública. O documento está sendo elaborado coletivamente pelos aprendizes e após finalizado será revisado pela equipe de coordenação do Politizar composto por docentes e discentes da UFG. Segundo o presidente Marcos Antônio, a entrega ocorrerá até março de 2018.

A parceria entre Alego e UFG

As atividades do Politizar começaram em agosto do ano passado com a abertura de duas bolsas-estágio na Alego com remuneração de R$ 1 mil e auxílio transporte de R$ 55,00. O processo seletivo foi realizado pela UFG e contemplou Jussara Duarte, discente do curso de Ciências Sociais – Habilitação em Políticas Públicas, e Janaína de Oliveira, discente em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Elas tiveram os trabalhos iniciados no dia 1º de setembro de 2017 e foram responsáveis pela coordenação das atividades acadêmicas e de comunicação, respectivamente.

Desde então o projeto aproximou os profissionais que compõem esta Casa dos processos de organização e realização do evento. Durante a fase de treinamento, a Procuradoria Geral da Alego foi representada por Ruth Barros Pettersen da Costa e Murilo Teixeira Costa com palestras sobre os temas “competências e técnicas legislativas” e “noções sobre o regimento interno e processo legislativo”. Já na etapa de simulação a Agência de Notícias e a TV Assembleia realizaram a cobertura jornalística de todas as atividades enquanto as equipes de Procuradoria, Segurança, Assessoria Parlamentar e Cerimonial conduziram as atividades técnicas dos aprendizes. Porém, essa aproximação também encaminhou docentes de diversos cursos da UFG para debater sobre “o presidencialismo de coalizão no Brasil”, reforma política, saúde mental e “democracia em tempos de austeridade fiscal”. Já a palestra “a opinião pública como tomada de decisão” foi ministrada pela empresa-parceira Grupom.

Resultados Positivos

Para mensurar os resultados, foi elaborado pela Diretoria Parlamentar da Casa e pela coordenação acadêmica do Politizar o Relatório da Produção Legislativa da 2ª Edição do Projeto Politizar. O relatório, disponível no Portal da Assembleia, demonstra que cidadania, saúde, educação, transporte, cultura, meio ambiente, incentivo financeiro, trânsito e segurança foram os principais temas abordados em Projeto de Lei (PL) e Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Para o coordenador do Politizar, professor Robert Bonifácio (FCS/UFG), o grande ganho da iniciativa foi formatar, por meio dos projetos de lei, ideias para a melhoria do cotidiano da sociedade. “As propostas aqui apresentadas são muito úteis e críveis de serem aplicadas na realidade, porque vão ao encontro dos anseios da população”, afirmou.

Entre os projetos apreciados está o do aprendiz, deputado Gabriel Alarcão (PSDB) que propõe alteração na forma de financiamento e distribuição de verba educacional do ensino médio no Estado de Goiás para instituir o Vale Educacional. A propositura estabelece que o valor monetário dos gastos escolares estaduais totais do ensino médio dividido pelo número de estudantes matriculados no ensino médio estadual seja repassado para s famílias dos estudantes em forma de um Vale Educacional. Já a aprendiz deputada Luísa Moura (PSB) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). A propositura tratou sobre a melhoria da qualidade e segurança dos ônibus que transportam estudantes universitários dos diversos Campus dos Institutos e Universidades Federal e Estadual de Goiás.

Na área de comunicação os aprendizes jornalistas publicaram três edições do próprio veículo nomeado Boletim Informativo Politizar. O boletim, disponível na plataforma ISSUU, visou simular o trabalho da Agência Assembleia de Notícias e das assessorias de comunicação desta Casa de Leis. Ao todo, 25 matérias foram produzidas durante os quatro dias de simulação, de 07 a 11 de novembro de 2017, e os boletins alcançaram 387 visualizações em menos de duas semanas após a finalização do projeto. A coordenação de comunicação também foi responsável pela divulgação do projeto em redes sociais e veículos de comunicação. Esse trabalho resultou na publicação de 28 matérias sobre o Politizar em jornais, TVs e rádios e também gerou expressivos números de visualizações nas redes sociais do projeto de extensão.

Assim, tanto para os participantes quanto para os organizadores o saldo final é positivo. "Em um período em que a classe política brasileira se encontra em descrédito, o Politizar rompe preconceitos e mostra que na Casa do Povo é o povo que exerce a soberania", declarou o presidente da mesa diretiva do Politizar, aprendiz deputado Marcos Antônio (PMDB). “Esse é mais um projeto que aproxima os cidadãos da Casa do Povo, além de um exercício de cidadania e aprendizado para esses jovens, que diretamente também estarão contribuindo com o Parlamento, fazendo sugestões de projetos e debatendo assuntos que merecem discussão em nossa Casa de Leis”, concluiu o presidente da Alego, José Vitti.

Confira as matérias da TV Assembleia sobre o Politizar 2017 nos seguintes links:

- Abertura do Projeto Politizar 2017

- Atividades do dia 08.11.17 (manhã)

- Atividades do dia 08.11.17 (tarde)

- Atividades do dia 09.11.17

- Atividades do dia 10.11.17

- Encerramento do Projeto Politizar 2017

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.