Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Líder do Governo Francisco Oliveira prestigia lançamento do programa Jovem Cidadão PCD

20 de Abril de 2018 às 17:24

O deputado estadual, líder do Governo e representante do segmento da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa, Francisco Oliveira (PSDB) prestigiou nesta sexta-feira (20), cerimônia de lançamento do Programa Jovem Cidadão destinado à Pessoa com Deficiência e da Carteira de Identificação do Autista (CIA).

De acordo com a secretária executiva do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Maria Clara Carvalho, o programa é muito importante porque a pessoa com qualquer deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou intelectual pode ter uma oportunidade para trabalhar. “Isso é muito bom porque mesmo que a pessoa tenha o Benefício da Pessoa com Deficiência, o BPC ela pode trabalhar por até dois anos sem comprometer nem um nem outro benefício”, ressalta.

Dentro do Programa Jovem Cidadão serão contratados jovens dos 246 municípios do Estado e para a área administrativa nos órgãos estaduais. Segundo Francisco não há nenhum outro estado da federação que valoriza tanto a pessoa com deficiência quanto o Estado de Goiás. “Tenho muito orgulho em fazer parte desse Governo, que é aberto à inclusão social”, pontuou.

O líder do Governo também destacou a luta da secretária Maria Clara Carvalho para que esse projeto fosse concretizado. “Parabéns à minha amiga e defensora dos direitos da pessoa com deficiência, Clara Carvalho, que trabalha o tempo inteiro pelas conquistas do segmento. Nós estamos lutando juntos por esses direitos há 25 mais de anos e esse é um dos projetos que realizamos juntos. Parabéns por essa conquista tão importante”, ressaltou o líder.

Francisco elogiou a postura do governador Zé Eliton que para ele “além de ser sensível, trabalhador, sério e honrado, tem visão de futuro e agora nos honra com este programa que valoriza a inclusão social, assim como fazia Marconi Perillo que sempre honrou os direitos da categoria”, disse. Francisco também falou sobre o trabalho da primeira-dama, Fabrina Müller, que agora é responsável pela área social do Governo e que vai dar continuidade ao trabalho realizado por Valéria Perillo na OVG (Organização das Voluntárias de Goiás).

O deputado ainda parabenizou a representatividade e atuação do presidente da Apae Goiânia, Albanir Pereira Santana, parceiro na luta pelos direitos da pessoa com deficiência no Estado. O evento contou com a presença de diversas autoridades dentre elas o secretário de Cidadania, Murilo Mendonça, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, o ex-senador Demóstenes Torres, o deputado federal, Marcos Abrão e representantes de entidades sociais.

De acordo com informações da Secretaria Cidadã para participar do programa, o jovem PCD precisa ter idade mínima de 14 anos, ser membro de família com renda de até quatro salários mínimos. Na inscrição, o jovem deverá apresentar laudo médico com registro da deficiência. Os jovens contratados poderão atuar em órgãos públicos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na capital e interior do Estado, com carga horária de 20 horas semanais.

Já para adquirir a Carteira de Identificação Autista é necessário procurar a gerência de Promoção Direitos da Pessoa Com Deficiência, da Secretaria Cidadã com os seguintes documentos: requerimento preenchido que está no site da secretaria Cidadã: clique aqui; relatório médico; documentos pessoais do candidato e dos pais ou responsáveis legais. Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria Cidadã.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.