Ícone alego digital Ícone alego digital

André do Premium quer instituir a autenticação de mídia criada ou modificada por inteligência artificial

10 de Maio de 2024 às 14:40

André do Premium (Avante) é o autor do projeto de lei nº 9272/24, que propõe a autenticação de mídia digital criada ou modificada por inteligência artificial (IA), garantindo a transparência e a veracidade das informações veiculadas no Estado de Goiás.

O parlamentar explica que se entende por mídia digital toda e qualquer informação, imagem, vídeo, áudio, documento ou conteúdo produzido, divulgado ou compartilhado em ambientes digitais e demais meios de comunicação eletrônica. A mídia deverá conter uma marcação clara e visível que indique sua origem e autenticidade, bem como informar se foi gerada ou modificada por inteligência artificial. Essa marcação deverá ser realizada de forma automatizada, por meio de algoritmos de reconhecimento e verificação de autenticidade.

Segundo o texto, as plataformas digitais que veicularem mídias digitais serão responsáveis por implementar mecanismos que assegurem a veracidade e a autenticidade dessas mídias, conforme estabelecido no projeto. De acordo com o deputado, a crescente utilização de sistemas de IA para criação e modificação de mídias digitais tem levantado preocupações quanto à autenticidade e veracidade dessas informações, podendo gerar impactos negativos na sociedade, na economia e na democracia.

Em justificativa, André ressalta que o processo objetiva promover a transparência e a integridade no ambiente digital, contribuindo para o fortalecimento da democracia, da liberdade de expressão e da confiança nas informações veiculadas na internet. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída para relatoria do deputado Veter Martins (PRD).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.