Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa homenageia as Congadas de Catalão e seus apoiadores nesta 4ª-feira, 19

18 de Novembro de 2025 às 18:15

As Congadas de Catalão, seus apoiadores e participantes serão homenageados em sessão solene nesta quarta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A solenidade é uma iniciativa do ex-deputado Luiz Sampaio (Solidariedade), ocorrerá a partir das 10 horas no Plenário Iris Rezende e será presidida pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB). Na ocasição, serão entegues a  Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o Certificado de Mérito Legislativo. A sessão contará, ainda, com o lançamento da Cartilha da Festa do Rosário, escrita por Estela Maris Fernandes. 

Luiz Sampaio juntamente com a esposa, Samara Sampaio, foram os festeiros da última edição da festa, realizada em outubro. O ex-deputado é o responsável pelo reconhecimento oficial das Congadas de Catalão. São de sua autoria a Lei Estadual nº 23.776, de 3 de novembro de 2025, que institui a Semana Estadual de Valorização das Congadas, e a Lei Estadual nº 23.786, sancionada na mesma data, a qual confere a Catalão o título de Capital Goiana da Congada.  

Na opinião do autor da proposta, ex-deputado Luiz Sampaio, essa "sessão é de grande importância para o Estado, pela representatividade da Congada, pelo seu valor histório e pelo reconhecimento de uma tradição mais forte do povo goiano". 

Neste ano, essa manifestação cultural completou 149 anos de existência. Trata-se de uma festa que ocorre anualmente no município de Catalão e que combina tradições católicas e africanas em louvor a Nossa Senhora do Rosário. As congadas são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro ao unir fé, tradição e identidade cultural.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.