Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego realiza 13ª edição da campanha de doação de sangue para Hemocentro

21 de Novembro de 2018 às 14:00

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, nesta quarta-feira, 21, a mais uma edição da campanha “Doe Sangue, ajude a salvar vidas” em parceria com o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Dr. Nion Albernaz (Hemoceg). A coleta ocorreu na unidade móvel da Hemoceg estacionada na entrada da sede do Poder Legislativo. A coleta encerrou-se às 13 horas, tendo recebido a doação de 47 pessoas.

Enquanto se preparava para fazer sua primeira doação, a servidora da Alego Débora de Paiva conta que se sente muito animada para ajudar outras vidas. “Só de pensar que com essa doação eu posso ajudar até quatro pessoas fico muito feliz”, diz a servidora da Assembleia Legislativa. 

O visitante Carlos Santos, que já é doador assíduo do Hemoceg, disse que veio doar na unidade que está instalada na porta da Casa de Leis pois sua esposa é servidora: “Minha mulher trabalha aqui, mas eu doo sangue há muito tempo. Gosto muito de participar e ajudar”.

13ª edição

O diretor de Saúde e Meio Ambiente da Alego, Marcos Nogueira, lembra que o evento já está em sua 13ª edição. “Na última edição participaram 79 doadores. A expectativa é de superarmos esse número hoje. Friso que não é necessário jejum, aliás, é bom que a pessoa esteja bem alimentada. Apenas não pode ter ingerido álcool na noite anterior a doação”, explicou Marcos.

A primeira edição da campanha foi de iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), segundo Marcos Nogueira. “Ele teve essa ideia. Já que os bancos de sangue precisam tanto, por que não trazer para a Casa de Leis onde há três mil servidores que podem se interessar em contribuir?”, disse.

Helio de Sousa, ao tratar sobre a campanha, afirmou que ela já se tornou um hábito entre os servidores da Casa de Leis. "Essa doação de sangue, feita de três em três meses, na porta da sede do Poder Legislativo, é uma conquista. Virou cultura e hoje comemoramos, pois a Alego ajuda a salvar vidas", destacou o parlamentar. 

Camila Alves Leles, enfermeira coordenadora do setor de captação de doadores de sangue do Hemoceg, afirma que a parceria firmada com a Casa de Leis é um amplo apoio nas estocagens de sangue. “A Assembleia nos ajuda a conscientizar os servidores e, dessa, forma aumenta os nossos estoques de sangue. Nossa reserva é sempre muito baixa. Então, vir para cá e fazer essa coleta itinerante é sempre muito importante porque nos dá um auxílio gigantesco.”

Condições para doação

Alguns pré-requisitos são importantes para quem deseja doar sangue. Dentre eles, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação oficial com foto, não ter feito cirurgia e tatuagem recentemente, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não ter fumado nas últimas horas e ter dormido, ao menos, seis horas de sono na noite anterior.

Os trabalhadores que se apresentarem como doadores voluntários têm direito a abono de ponto referente ao dia em que for efetuada a doação, podendo, assim, deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário. O benefício está assegurado pela lei nº 1075 de 27/03/1950. Segundo ela o ato denota serviço de relevante interesse social e compromisso com a Pátria.  

Fonte: http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/clin/h

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.