Ir para o conteúdo principal

Abertura das propostas da concorrência para construção da nova sede do Poder Legislativo

A- A+

Licitação da obra da sede

A Comissão de Licitação da Assembleia realizou nesta 5ª-feira, 6, sessão pública para julgar habilitação das empresas interessadas em executar a conclusão da obra da nova sede da Casa. No final da tarde, a sessão foi suspensa e abre-se agora prazo de recursos.

Obedecendo o cronograma previsto no edital para contratação da empresa que irá concluir a construção da obra da nova sede do Poder Legislativo, a Comissão de Licitação da Casa, presidida pelo servidor Frederico Leão Abrão, realizou sessão nesta quinta-feira, 6, para análise documental de habilitação das empresas interessadas em se credenciarem para o certame.

A sessão pública foi realizada no auditório Solon Amaral, que fica na Casa de Leis. Conforme está exposto no edital, a modalidade da licitação é concorrência do tipo menor preço, por meio do regime de execução de empreitada por preço global. De acordo com Frederico Leão não houve nenhuma proposta recebida pelos Correios e apenas seis empresas representadas na reunião de credenciamento é que apresentaram interesse na licitação.

No período da manhã foi feita pela Comissão a análise técnica documental destas empresas para, em breve, apresentarem o resultado daquelas que estarão habilitadas a terem suas capacidades técnicas e propostas de valores avaliadas. A avaliação teve continuidade no período vespertino. No final da tarde a sessão foi suspensa, após o julgamento da habilitação, e o próximo passo é a abertura do prazo para recursos.  

Histórico do processo

As empresas interessadas em participar da licitação para a execução da obra, localizada no Park Lozandes, na região Leste de Goiânia, tiveram acesso ao edital, projetos, projetos complementares, memorial descritivo, composição de custos, orçamentos descritivos e outros documentos no hotsite da obra, no Portal da Assembleia e no site do Comprasnet . Participam desta fase da licitação as empresas: Concrepoxi Engenharia; Construtora e Incorporadora Concretiza; Engemil Engenharia; Porto Belo Engenharia; Jota Ele Construções; e Coceno Construtora Centro Norte.

Após a publicação do edital, no Diário Oficial do Estado do dia 5 de novembro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), entregou na terça-feira, 13 de novembro, um material com informações detalhadas da obra da nova sede da Alego para o procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Trindade, um arquivo com todo cronograma para facilitar aos órgãos o acompanhamento e fiscalização de todas as etapas da obra.

De acordo com Vitti, o material entregue às instituições visa reforçar as ações de transparência durante todo o processo de construção do novo prédio. “Queremos, acima de tudo, fornecer o máximo de clareza no andamento das obras da nova sede do Poder Legislativo e, portanto, fiz questão de repassar essa documentação com todo o cronograma para facilitar aos órgãos o acompanhamento e fiscalização de todas as etapas da construção”, disse.

Licitação

A licitação compõe-se de item único, cujo valor total estimado é de R$ 137.090.115, 96 tornando-se vencedor o licitante que atender a todas as exigências de habilitação e ofertar o menor preço. Podem participar desta modalidade de licitação os interessados cujo ramo de atividade guarde compatibilidade e pertinência com a construção da nova sede, legalmente constituídos e que satisfaçam as condições estabelecidas no edital.

Os licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas de preços. Os documentos exigidos deverão ser apresentados em original ou por qualquer processo de autenticação por cartório competente ou por servidor da administração ou publicação em órgão da imprensa oficial.

O edital ainda informa que os interessados em participar do certame podem comparecer à Alego, mediante agendamento, para realizar visita técnica no local onde será realizada a conclusão da obra e, assim, verificar suas características, condições e colher as informações que considerar necessárias para subsidiar a adequada formulação de sua proposta de preços.

A Casa de Leis prestará todos os esclarecimentos necessários acerca da estrutura e dos equipamentos já instalados, inclusive sobre características, condições e histórico da parcela já edificada da obra. Esse agendamento deve ser realizado junto à Secretaria de Controle de Obras e Engenharia (SCOE) da Alego, pelo telefone (62) 3221-3494, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O edital destaca ainda que essa vistoria é recomendável, mas não é obrigatória. Dessa forma, não é requisito para a participação e nem para a habilitação na licitação em questão.

Grupo de Trabalho

No dia 10 de outubro deste ano, o presidente da Casa, José Vitti (PSDB), anunciou que o grupo de trabalho encarregado para dar prosseguimento na construção da nova sede do Legislativo tinha concluído o alinhamento final dos detalhes técnicos, ultimando os procedimentos para a nova licitação das obras.

José Vitti afirmou que sua prioridade até o fim de seu mandato, no dia 31 de janeiro de 2019, era retomar os trabalhos da construção da nova sede do Poder Legislativo. “Tenho esse compromisso e, por isso, fizemos um trabalho técnico minucioso para resolver os gargalos que impediam a continuidade das obras", ressaltou o presidente.  

Rodrigo Santos, engenheiro responsável pela obra, explicou ainda que foi realizada a junção dos projetos que já estavam de posse da Alego com os produtos técnicos oriundos das adequações realizadas por cinco empresas de consultoria. “O dossiê técnico de projetos, orçamentos memoriais e especificações técnicas estão prontos para a contratação de nova construtora”, declarou.

Além disso, em agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás aprovou os projetos de adequação que impactavam diretamente na continuidade dos trabalhos. Com a finalização do processo técnico de engenharia, não há mais nenhum obstáculo para Assembleia retomar as obras.

Nova sede

Localizada no Park Lozandes, a nova sede da Assembleia terá 44 mil metros quadrados e oferecerá estrutura necessária para atender com mais eficiência as demandas do Poder Legislativo. 

A criação de espaços compatíveis com a realidade atual da Casa eliminará gastos de reformas estruturais e reparos constantes, além de disponibilizar espaços adequados para a instalação de gabinetes de deputados, comissões temáticas, auditórios, TV Assembleia, além de salas adequadas para a área tecnológica do Legislativo.

Com a construção da sede da Alego, a área de preservação ambiental do Bosque dos Buritis será entregue à Prefeitura de Goiânia para proteção da fauna e flora, o que contribuirá para a manutenção de uma cidade mais sustentável.        

Assembleia em Tempo Real

19/06/2019

19:02 - Encerramento das atividades

19:00 - Mineiros e Quirinópolis recebem Comissão de Finanças nesta 2ªfeira para debate sobre LDO

19:00 - Encerrada audiência em Rio Verde que debateu a LDO 2020

18:26 - Deputado Vinícius Cirqueira realiza debate sobre instalação de novos empreendimentos na bacia do Rio Meia Ponte

18:00 - CPI da Enel encerra trabalhos do semestre com audiência em Caldas Novas, no dia 24

17:10 - Karlos Cabral abre audiência que discute LDO 2020 em Rio Verde

17:00 - Escola do Legislativo ministra "Curso Qualidade no Atendimento ao Público"

16:32 - Reunião ordinária na segunda-feira, 24, irá revisar metas do Plano Estadual de Educação

15:33 - Lido em plenário, projeto da Governadoria autoriza créditos especiais à Goiás Turismo

14:05 - Governo veta projeto que altera Política Estadual de Prevenção à Violência Obstétrica em Goiás

13:20 - Projeto de Henrique Cesar propõe valorizar trabalho dos professores da rede pública do Estado

12:08 - Lucas Calil propõe a criação de estatuto de sistema cicloviário no Estado

11:25 - Encerrada audiência pública sobre a bacia do Meia Ponte

11:11 - Inhumas passa a fazer parte da região metropolitana de Goiânia

11:06 - Encerrada sessão especial que teve presença da ministra Damares Alves na Alego

11:00 - Ministra Damares lança oficialmente campanha contra suicídio e automutilação de jovens

10:52 - Cuidar do meio ambiente é uma questão coletiva, afirma deputado Lucas Calil

10:47 - Deputado Henrique Arantes critica decreto do Governador sobre bacia do Meia Ponte

10:38 - Procurador do MP agradece por honraria recebida e a parceiros de trabalho

10:29 - Secretária de Meio Ambiente defende decreto que altera licenciamento na bacia do Rio Meia Ponte, em audiência pública

10:08 - Lançada na Alego a Campanha Acolha com Carinho

10:03 - Revogação do decreto é um retrocesso, diz pesquisadora de Minas Gerais

10:01 - Jeferson Rodrigues entrega Medalha do Mérito Legislativo a homenageados

09:57 - Jeferson Rodrigues reforça discurso em defesa da família ao abrir sessão solene

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...