Quarta edição do programa Alego Ativa será realizada neste sábado, na cidade de Alvorada do Norte

27 de Setembro de 2019 às 11:00
Crédito:
A Assembleia Legislativa vai até o município de Alvorada do Norte, no Nordeste goiano, neste sábado, 28, para a execução da quarta edição do programa Alego Ativa. Coordenado pelo diretor de Assuntos Institucionais, Simeyzon Silveira, o programa tem a finalidade de ampliar a representatividade do Parlamento junto à sociedade. O deputado Iso Moreira, representante do município no Poder Legislativo, recepcionará a equipe, juntamente com a prefeita Iolanda Holiceni. Nas três edições anteriores, o programa soma mais de 10 mil atendimentos. O presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, salienta que este programa auxilia os municípios e reforça o atendimento às suas demandas.

A Assembleia Legislativa realiza a quarta edição do programa Alego Ativa neste sábado, 28, em Alvorada do Norte, município situado no Nordeste goiano, a 460 km da Capital, e que possui cerca de 9 mil habitantes. O evento será realizado na Escola Municipal Professora Odília Justa da Silva, das 8 horas às 18 horas.

Trata-se de um programa itinerante de assistência social que tem a finalidade de ampliar a representatividade do Parlamento goiano e o seu envolvimento com a sociedade. O Alego Ativa é de autoria da Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), e tem parceria com diversas instituições públicas e privadas.

O presidente diz não ter dúvida de que o Alego Ativa auxilia os municípios e reforça o atendimento às suas demandas. “O projeto é a Assembleia Legislativa chegando mais próxima da comunidade, mostrando a realidade do Parlamento e conhecendo as demandas das nossas cidades. A intenção é ouvir a sociedade e trazer essa discussão até a Casa de Leis para poder melhorar o nosso estado”, afirma Lissauer.

Alvorada do Norte integra a base política do deputado Iso Moreira (DEM). O parlamentar, que é o quarto secretário da Mesa Diretora da Casa, e está no exercício do sexto mandato, figura entre as autoridades anfitriãs do evento, ao lado da prefeita Iolanda Holiceni (PSDB). “Iniciativas que levem melhorias para nossa região são muito bem-vindas e têm todo o nosso apoio”, ressalta Iso Moreira.

De acordo com o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, o ex-deputado Simeyzon Silveira (PSD), responsável pela execução do Alego Ativa, as edições realizadas em Acreúna, São Simão e Luziânia já somam 10.711 atendimentos.

Atendimentos em Alvorada

Nesta edição, serão oferecidos atendimentos na área de saúde, como oftalmologia e odontologia, teste de glicemia e aferimento de pressão. Já na área jurídica, a assistência será dada pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO); também haverá triagem de documentos para emissão de Carteira de Identidade e Identidade Jovem (benefício que dá a jovens com idade entre 15 e 29 anos acesso a eventos culturais, transporte interestadual e outros serviços pagando meia entrada) e Carteira de Trabalho.

Durante todo o evento, haverá apresentações culturais de artistas da região e atividades de entretenimento e lazer para crianças e adultos. Serão ofertados, ainda, atendimentos na área de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino, e barbearia. A comunidade também poderá levar para casa mudas de plantas do Cerrado oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

Vários parceiros da Assembleia oferecerão cursos de treinamento e qualificação profissional. Serão ministrados os cursos “Senar no campo”, que ficará por conta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); “Fabricação de produtos de limpeza”, que será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e “Como agir em situações de emergência”, que será aplicado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os temas “Tendências e oportunidades de negócios em Goiás” e “Como agir de maneira empreendedora” serão ofertados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); já o tema “Prestação de contas” ficará à cargo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Escola do Legislativo da Alego ministrará o curso “Excelência no atendimento ao público”; “Conhecendo o Legislativo por meio da língua portuguesa” e “Probabilidade e técnica de amostragem no Legislativo” também serão temas ministrados no evento.

A programação inclui, ainda, um aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com conteúdo de língua portuguesa e matemática. A ação preparatória, que recebe o nome “Goiás Bem no Enem”, é disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio.