Assembleia e Conselho de Farmácia realizam, durante toda a semana, ações para conscientizar sobre uso racional de medicamentos
A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), realiza, ao longo desta semana, diversos atendimentos para os servidores e visitantes do Palácio Maguito Vilela. A ação é alusiva à Semana de Conscientização do Uso Racional de Medicamentos, celebrada entre os dias 6 e 10 de maio. Biorresonância, auricoloterapia, ventosaterapia, aferição da glicemia e distribuição de medicamento homeopático contra a dengue são exemplos dos atendimentos ofertados. Há, ainda, um ponto de coleta de medicamentos com data de validade expirada.
O diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Eduardo Bernardes, ressalta que a parceria evidencia, novamente, o zelo da presidência da Alego com os seus servidores e destaca a estrutura do departamento médico que a Casa oferece aos seus servidores. “Propor esse tipo de ação para os nossos servidores é de fundamental importância, pois estamos tratando de prevenção e promoção da saúde. O uso indevido de medicamento e a automedicação trazem graves consequências ao organismo e, por isso, essas práticas devem ser combatidas. Se alguma coisa não está legal, procure seu médico. Por isso, a assembleia disponibiliza, também, um time de profissionais médicos".
Entre as atividades da semana, será disponibilizada, na quarta-feira, 8, a vacina contra a gripe para servidores e visitantes, das 8 horas às 17 horas. Pessoas de todas as idades poderão ser vacinadas.
Dados alarmantes
Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) revelou que aproximadamente 90% da população brasileira pratica a automedicação, o que contribui para a alarmante estatística de 4,95 milhões de mortes no mundo devido ao uso indiscriminado de medicamentos. Outra consequência da prática é o surgimento de superbactérias resistentes aos atuais antibióticos disponíveis. A mesma pesquisa apontou que, em Goiás, o consumo de antimicrobianos atingiu a marca de 1,1 milhão nos primeiros dois meses de 2024.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, enfatiza a importância do uso racional de medicamentos e assinala que a resistência microbiana adquirida por alguns microrganismos é um problema crescente e de risco global. Assim, ela destaca a urgência de conscientização dos perigos da prática à saúde. “É necessário que as pessoas sigam corretamente o uso dos medicamentos prescritos e busquem orientação farmacêutica sempre que necessário".