Médico Celmo Celeno destaca importância da Associação Médica de Goiás

21 de Outubro de 2019 às 21:00

O médico Celmo Celeno Porto também proferiu discurso na sessão especial em homenagem a profissionais de destaque na medicina goiana. Inicialmente, ele agradeceu à família dele, “teia de afeto e amor”, além de agradecer a presença de diversos amigos, colegas e alunos que, segundo ele, sempre colaboraram e participaram de sua vida, “ofertando mais do que ele merecia”.

Ainda, Celmo Celeno falou sobre a Associação Médica de Goiás, que nasceu com dificuldade na década de 50, quando líderes e pioneiros tiveram a coragem de criá-la, e que acabou por virar mãe e raiz de tudo que veio depois, sendo que hoje é uma das mais fortes do Brasil.

O médico falou também de Nabyh Salum, que dá nome a comenda entregue esta noite, e contou ser uma figura multifacetada. “Quando ele teve a visão de fazer a sede própria da associação foi que ela começou a ficar forte. Ele tinha visão e via o futuro, um idealista, que não só sonhava, mas buscava realizar, um homem pé no chão”, contou.

Para o médico, "a medicina brasileira passa por um momento de disrupção e, por isso, tivemos a coragem de confrontar com uma decisão do Conselho Federal de Medicina, quando ele quis transformar a consulta médica em telemedicina, transformando o mais básico dos nossos atos em comércio. Lutamos contra essa medida e ela foi derrubada”, concluiu.