Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Humberto Teófilo propõe levar tratamento de diabetes ao entorno do Distrito Federal

22 de Novembro de 2019 às 14:22

O diabetes é uma doença crônica que ocasiona a não produção de insulina pelo corpo, podendo ocasionar complicações no coração, artérias, olhos, e até levar à morte. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes revelou que existem mais de 13 milhões de pessoas detectadas com a diabetes, por isso são necessárias políticas públicas para a promoção da saúde dessas pessoas, assegurando o Artigo 24 da Constituição da República.

O Estado de Goiás atuou de forma pioneira e inovadora, inaugurando o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes, o CEAD, no Hospital Geral de Goiânia, o HGG, no município de Goiânia. Dessa forma, o centro se tornou referência para que outros sistemas de atenção ao diabetes fossem criados. Visto isso, o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) protocolou junto à Mesa Diretora da Alego o projeto de lei 6699/19, que tem o objetivo de criar o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes na região do Entorno do Distrito Federal, mais precisamente na cidade de Valparaíso de Goiás.

A propositura em questão dispõe sobre a instalação de centros especializados em diabetes pelo território goiano, com o padrão do CEAD. Esses lugares deverão dispor de atendimento médico para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença e suas complicações. Isso inclui assegurar o acesso aos medicamentos e aos insumos para o tratamento do paciente.

Além disso, os centros deverão servir como referência assistencial para as unidades básicas de saúde, além de dispor de cursos de educação continuada sobre diabetes. Segundo o texto, fica sob a responsabilidade da unidade manter o banco de dados atualizado e amplamente divulgado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.