Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa da deputada Adriana Accorsi, Alego sedia, na próxima semana, atividades de Arte Negra

14 de Novembro de 2019 às 16:52

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) irá sediar, entre os dias 18 e 22 de novembro, a Semana de Arte Negra. O evento foi proposto pela deputada Adriana Accorsi (PT) e será realizado das 8h às 22 horas.

Em sua a 3ª edição, o evento apresentará atrações culturais como shows, desfiles de penteados afros — em crianças e adultos — exposição de produtos, capoeira, roda de samba, praça de alimentação com pratos típicos, palestras e homenagens a personalidades negras.

A programação visa proporcionar aos visitantes acesso às múltiplas matrizes artístico-culturais de negras e negros. A estimativa é que cerca de 3 mil pessoas participem das atividades. 

Segundo os organizadores do evento, os debates têm o objetivo de perpetuar a cultura negra, conquistando o respeito, bem como sua valorização na sociedade brasileira. “O espaço que foi conquistado ao longo desses anos, por exemplo, se deve às oportunidades que o evento proporcionou, colocando a cultura negra ao alcance de todos e mostrando seu valor e lutando ativamente contra preconceitos e discriminações”, reforça a organização.

Homenagem

Durante o evento será prestada uma homenagem a personalidade negra Marielle Franco. Ela foi vereadora pelo PSOL no Rio de Janeiro e se tornou conhecida mundialmente após ser executada com quatro tiros na cabeça. A vereadora morreu na região central do Rio no dia 14 de março de 2018.

Famosa pela luta em prol da emancipação da mulher, negros e LGBTQIA+, Marielle foi eleita com 46 mil votos em 2016, tornando-se a 3ª parlamentar mais votada da cidade. Tal homenagem, segundo Accorsi, foi pensada para que “pessoas como ela, que ainda lutam e perdem a vida pela igualdade de direitos em nosso país, não sejam esquecidas”, explicou.

Programação

O primeiro dia do evento terá abertura às 8 horas e contará com a presença da deputada e de toda sua equipe. O encontro ocorrerá no saguão da Assembleia Legislativa que sediará, em seguida, uma palestra sobre empreendedorismo. Durante a tarde, haverá uma apresentação cultural no mesmo local.

Já na terça-feira, 19, haverá uma audiência pública que será protagonizada por Marinete da Silva — mãe de Marielle Franco. O encontro está marcado para às 13h30 e será pautado pelo tema: “Enfrentamento ao Extermínio do Povo Negro”.

No dia 20, a Semana de Arte Negra será celebrada com uma apresentação musical. O “Sarau Negras Vozes” está agendado para às 17h30. Na sequência, os visitantes do Legislativo poderão assistir ao Encontro de Samba, previsto para às 19 horas.

Às 15 horas da quinta-feira, 21, os visitantes e servidores do Legislativo poderão acompanhar o “Desfile Encrespadas e Cacheadas de Goiás”. Na sequência, haverá uma Seção Solene à Marielle Franco e homenagem a personalidades negras de Goiás.

Por fim, na sexta-feira, 22, haverá o encerramento das atividades, previsto para 18h.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.