Programa Semeando Saúde recebe a médica geneticista Thaís de Oliveira, neste sábado, 4
O programa Semeando Saúde, da TV Assembleia Legislativa, debate, na edição que vai ar neste sábado, 4, a atrofia muscular espinhal (AME). Para falar sobre o tema, o apresentador, deputado Dr. George Morais (PDT), recebe a médica geneticista Thaís de Oliveira.
A AME é uma doença genética rara que afeta os neurônios motores, responsáveis por enviar mensagens do cérebro e da medula espinhal para os músculos. “A mutação pode ser herdada do pai, da mãe ou dos dois, ou, ainda, ocorrer de forma espontânea durante a formação dos óvulos ou espermatozoides. Quando ela segue um padrão autossômico recessivo, significa que uma pessoa só desenvolverá AME se herdar duas cópias da mutação, uma de cada progenitor”, explica a médica.
Na entrevista, Thaís alerta sobre os sintomas mais frequentes da doença, como fraqueza muscular, dificuldade para respirar, deformidades da coluna vertebral, problemas para engolir, tremores e fasciculações (contrações musculares involuntárias).
A médica ainda ressalta que, por meio do teste do pezinho, exame feito a partir da retirada de sangue do calcanhar do bebê, a doença pode ser detectada mais rápido. “A AME pode ser descoberta com o teste do pezinho, que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos postinhos de saúde do nosso Estado”, afirmou.
Por fim, a especialista ressalta que as possibilidades terapêuticas para os pacientes com AME variam dependendo do tipo e da gravidade da doença. “Com os avanços no tratamento, o prognóstico tem melhorado significativamente nos últimos anos. No entanto, a AME continua sendo uma doença desafiadora e que pode ter um impacto significativo na vida dos pacientes e de suas famílias”.
O programa Semeando Saúde vai ao ar aos sábados, às 9 horas, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. Clique aqui para acompanhar pelo YouTube.