Ícone alego digital Ícone alego digital

Reconhecimento da festa do Divino Espírito Santo de Cristalina como patrimônio cultural tramita no Legislativo

28 de Janeiro de 2020 às 10:32

O projeto de lei nº 5718/19 tramita com parecer favorável à aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A matéria proposta pelo deputado Diego Sorgatto (PSDB) visa o reconhecimento da festa do Divino Espírito Santo de Cristalina, a fim de que a mesma seja inserida no livro de patrimônio imaterial goiano.

Pautada para votação na reunião da CCJ, do próximo dia 18 de fevereiro, a matéria tem como justificativa do autor o fato de as manifestações populares de natureza folclórica e religiosa do município de Cristalina e, por extensão, do povo goiano, serem por demais conhecidas como relevantes no processo histórico e cultural de Goiás, “já que tais mostras são primordialmente fundamentais em raízes tradicionais preservadas de geração em geração, estendendo-se, portanto, ao longo de muitos anos como comportamento identificador de uma trajetória rica assentada em hábitos e costumes que se somam em atos e ações culturais e de religiosidade”, defende o parlamentar.

Segundo o legislador, “em princípio, importa registrar que a cultura, em suas mais variadas formas, deve ser encarada como um dos símbolos da identificação de um povo, de uma comunidade, de um país”, ressalta Sorgatto.

O parlamentar tucano prossegue ao afirmar que a cultura, “na visão antropológica é um instrumento que se reflete nas relações individuais e comunitárias”, prossegue. O deputado completa ainda que, “num sentido mais amplo, a cultura é um conjunto de práticas sociais, educacionais, econômicas, políticas, religiosas, intelectuais, artísticas, dentre outras, que definem o caráter de um povo forjando a sua história”.

Para Diego, “a Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, e uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular que se enraizou na cultura cristalinense”.

O deputado ainda argumenta que ao seguir os princípios norteados pela Constituição Federal, o poder público e a sociedade num todo devem se unir em prol da proteção e valorização das manifestações culturais populares. De forma que, em conformidade com a Carta Magna, “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais".

Peculiaridades

A Festa em Honra ao Divino Espírito Santo é a maior tradição no município de Cristalina. Ela se inicia após as festividades da Páscoa e tem como peculiaridade os famosos "pousos de folia". Esses pousos ocorrem nas propriedades rurais onde os peregrinos conduzem a Bandeira do Divino Espírito Santo que é recebida com fé e devoção pelas famílias. Os festeiros responsáveis pela organização da festa assumem as funções de imperador e imperatriz. No terceiro domingo, "Domingo de Ascensão", ocorre o desfile das folias, onde os cavaleiros se encontram.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.