Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amauri Ribeiro apresenta projeto que autoriza uso de pele de frango em linguiça de carne avícola

02 de Maio de 2019 às 16:33

O deputado Amauri Ribeiro (PRP) apresentou na terça-feira, 30, durante sessão plenária, realizada na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que visa autorizar a utilização da pele de frango isolada na produção de linguiça de carne de frango frescal, que não tenha passado por processo de pré-cozimento.

De acordo com a propositura, a adição de emulsões de pele de frango na produção de linguiça frescal deverá obedecer ao limite de 30% de gordura, conforme regulamentação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento e da Secretaria de Defesa Agropecuária.

“O objetivo é ratificar através de uma norma a autorização do uso da pele de frango, visto que não há vedação expressa na Instrução Normativa acima, referente ao uso deste item na produção”, afirma um trecho do projeto.

O deputado Amauri afirma que o projeto atende a um clamor do pequeno e médio produtor de linguiça de carne de frango, que foram penalizados injustamente pela aplicação de multas e suspensão da produção.

“A justificativa legal não foi encontrada, por isso quero com esse projeto garantir a segurança jurídica na relação entre produtores de linguiça e o órgão fiscalizador, partindo dos princípios da igualdade entre os produtores de diferentes portes”, disse.

Segundo Amauri, a proibição do uso da pele de frango resultou de uma interpretação tardia da Agrodefesa. “A Instrução Normativa foi editada no ano 2000, e esta determinação da Agência de Fiscalização se deu no ano de 2018. Ou seja, durante dezoito anos foram realizadas inúmeras fiscalizações em todo território estadual e a utilização da pele de frango nunca fora considerada proibida”, ressaltou o deputado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.