Notícias dos Gabinetes
Lei de Antônio Gomide reconhece Campanha da Fraternidade como patrimônio de Goiás
O projeto de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que visa reconhecer oficialmente a Campanha da Fraternidade como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial do Estado de Goiás foi sancionado e se tornou lei. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 4 de fevereiro de 2026.
A medida tem como objetivo valorizar a iniciativa promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que conta com a participação do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) nas edições ecumênicas.
Antônio Gomide avalia que o reconhecimento se justifica pela relevância histórica, social, cultural, artística, pedagógica e religiosa da campanha para o povo goiano. Dessa forma, busca-se preservar sua mensagem e fortalecer seu papel na promoção de valores comunitários e solidários.
O texto ainda aponta que, para garantir essa preservação, o Poder Executivo deverá adotar ações específicas, como incluir a Campanha da Fraternidade nos calendários oficiais do Estado, apoiar iniciativas educativas e culturais ligadas aos seus temas anuais e incentivar a participação de instituições públicas e privadas em atividades que promovam formação cidadã e diálogo inter-religioso.
“A Campanha da Fraternidade tem abordagem e alcance macro ecumênico, poisseu conteúdo, perspectiva e ações visam à promoção da vida, da paz, da solidariedade, da fraternidade e da inclusão social, pela mediação do diálogo interconfessional, inter-religioso e com os que não professam nenhum credo religioso”, salienta Antônio Gomide.