Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Comissão de Segurança Pública aprova projeto de botão do pânico em celulares para diminuir feminicídios

02 de Outubro de 2019 às 17:26

O projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar aplicativo para uso em celulares denominado “botão do pânico”, para facilitar denúncias de casos de violência contra a mulher, foi aprovado nesta quarta-feira, 2, por unanimidade na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Segundo o presidente da comissão e autor do projeto, deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PV), a violência de gênero é um problema grave em Goiás, sendo o aplicativo um esforço para retirar o estado das primeiras posições entre os que têm o maior número de feminicídios proporcionalmente à população, de acordo com dados de 2018 do Mapa da Violência. “O botão do pânico emite um alerta com geolocalização para uma central policial que desloca a viatura mais próxima para atender a ocorrência. A agilidade é essencial nesse tipo de atendimento”, explica.

 O autor do projeto afirma que o Estado não terá nenhum ônus, pois não será preciso convênio nem contrato com empresa de tecnologia para criar o aplicativo. “Os próprios servidores do Governo podem desenvolver a ideia e criar. Esse dispositivo já foi desenvolvido nesses moldes em Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, dentre outros”, diz.

Por meio do serviço, a vítima poderá acionar a polícia e também enviar denúncias anônimas sobre episódios de agressão (física, verbal, psicológica), com a possibilidade de incluir fotos e vídeos e dar detalhes sobre o caso.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.