Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Coronel Adailton sai em defesa das mulheres

15 de Outubro de 2019 às 16:39

O deputado Coronel Adailton (Progressistas) abriu, na tarde de terça-feira, 15, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, a exposição "Em Defesa Delas", que retrata mulheres vítimas de violência, tanto doméstica quanto de outras formas de opressão social, em virtude de gênero. Na sua fala inicial do evento, o deputado disse que “mesmo sendo uma utopia o fim de toda violência contra a mulher, devemos lutar todos os dias, ao lado delas, para que essa prática machista e estúpida não ganhe contornos tão assustadores”. A iniciativa é uma parceria entre a Alego e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), trazendo ao público fotografias e relatos de mulheres que foram vítimas de algum tipo de violência, incluindo os familiares dos adolescentes que morreram tragicamente no incêndio no Centro de Internação Provisória (CIP).

A exposição "Em Defesa Delas" segue até o dia 17 de outubro e retrata dez mulheres, que são acompanhadas pela DPE-GO, e foram captadas pelas lentes das fotógrafas Regina Esteves, Mariana Borges, Ludmilla Oliveira e Gisele Soares. As fotos foram tiradas sem nenhum custo, com a participação voluntária das mulheres, modelos de coragem e superação.

O deputado Coronel Adailton ficou entusiasmado ao visitar a primeira exposição, realizada no Centro Cultural Cora Coralina, e resolveu convidar os organizadores para repeti-la na Alego, dando ainda mais visibilidade às sete mulheres atendidas pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-GO) e que integram o Grupo Reflexivo, oferecido pela Defensoria Pública e pela PUC Goiás, para atendimento psicológico de mulheres que sofreram violência de gênero. As outras três são familiares de adolescentes mortos no incêndio, assistidas pelo Núcleo de Defensorias Especializadas de Infância e Juventude e pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos.

Para prestigiar a abertura da exposição, esteve presente o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, que afirmou: “São mulheres que sobreviveram a momentos de profundo sofrimento e ainda estão trilhando o caminho em busca de alento, segurança e justiça. Sua resiliência nos inspira. Queremos demonstrar que a Defensoria Pública é uma instituição com quem elas podem contar e que as vê muito além de um número ou uma estatística. Nossa atuação pode ser coletiva, mas é principalmente individual. Reconhecê-las e homenageá-las é muito especial para nós, e desejamos que sua coragem seja inspiração a tantas outras”.

O deputado Coronel Adailton é o autor do projeto de lei nº 20.526, que altera a Lei 17.311, dispondo sobre a divulgação do Disque Denúncia Nacional de Violência contra a Mulher, o Disque 180, tornando obrigatória a afixação, em local de fácil acesso e visível, em edificações de uso privado multifamiliar, destinadas à habitação, tais como: edifícios, conjuntos habitacionais e condomínios verticais e horizontais privados.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.