Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer retribuição pecuniária aos mergulhadores do Corpo de Bombeiros
O deputado estadual Diego Sorgatto (PSDB) apresentou um projeto de lei que busca a viabilidade de criação de retribuição pecuniária de compensação orgânica aos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar que executam as atividades de busca e recuperação subaquática de cadáveres e objetos em ambiente hiperbárico nos diversos rios, represas e lagos existentes em Goiás.
"Ao observar o serviço de busca e recuperação subaquática do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás verifica-se que a atividade é cercada de riscos e substâncias que ocasionam danos à saúde dos mergulhadores. Apesar disto, os militares que executam o serviço não recebem qualquer tipo de adicional de retribuição pecuniária que compensem os danos sofridos em sua saúde", ressaltou Diego.
A atividade de mergulho é reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho – OIT – como uma das profissões mais perigosas do mundo. Isso ocorre em virtude das adversidades e riscos que o meio hiperbárico, ou seja, o meio de pressão superior da existente na atmosfera, oferece aos mergulhadores durante o desempenho de suas atividades. Tais riscos e adversidades são potencializados quando observamos a atividade de mergulho realizada pelo CBM, qual seja a recuperação de corpos e objetos no meio subaquático, no qual além das características intrínsecas aos ambientes hiperbáricos somam-se os riscos de contaminações química e biológica oferecidas pelo ambiente.