Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Amauri Ribeiro representa produtores goianos no Mato Grosso do Sul

13 de Dezembro de 2019 às 08:42

O deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota) discursou, na terça-feira, 10, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) durante sessão ordinária. O parlamentar representou os produtores de leite goianos, durante a posse dos membros da Frente Parlamentar do Leite do Mato Grosso do Sul.

A convite do deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul, Renato Câmara (MDB), Amauri contou ao sul-mato-grossense sobre a luta dos produtores de leite de Goiás em busca de valorização no Brasil. Em sua fala, Amauri Ribeiro ponderou que o produtor chegou a vender o litro de leite por 75 centavos em Goiás. “Isso foi uma vergonha, um tapa na cara do produtor”, classificou o parlamentar.

Para vencer parte da desvalorização, a categoria se uniu e pressionou o Governo de Goiás para que fosse criado um mecanismo para reduzir a importação de leite. “Quando ficou decidido que os laticínios que deixassem de comprar do produtor local para importar perderiam incentivos fiscais, esse cenário começou a mudar em Goiás”, destacou o deputado.

Atualmente o produtor goiano enfrenta dificuldades na conservação do leite, por causa da constante falta de energia no interior do estado. No início do mês de dezembro, um produtor rural da cidade de Itapaci, indignado e cansado de levar prejuízos pela falta de energia elétrica em sua propriedade rural, derramou um galão cheio de leite na recepção do escritório da ENEL.

Durante sua visita ao Mato Grosso do Sul, Amauri destacou que o “produtor rural no nosso País só será valorizado com a união de todos nós [produtores rurais]". Em seguida, o deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar do Leite assegurou que “o Mato Grosso do Sul se organiza para levantar essa bandeira também”.

Ao encerrar sua participação, Amauri Ribeiro contou ao Parlamento que os pequenos produtores estão deixando suas propriedades diante de tanta desvalorização. “As pequenas propriedades sobrevivem à custa do leite e muitos produtores estão abandonando essas propriedades. Precisamos criar políticas públicas para os produtores de leite”, afirmou Amauri.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.