Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Henrique Arantes entra na luta em defesa de pit-dogs de Goiânia

12 de Março de 2020 às 08:50
Henrique Arantes entra na luta em defesa de pit-dogs de Goiânia

Os pit-dogs goianienses vão contar com mais um soldado para enfrentar a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual que quer revogar todas concessões atuais e abrir processo licitatório para outras concessões. Mas agora os representantes do segmento receberam apoio do deputado Henrique Arantes (MDB), que levantou a bandeira em defesa dos pit dogs, os quais considera serem patrimônio histórico e cultural do Estado.

A convite do deputado Henrique Arantes, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit-Dogs de Goiânia (Sindipit-dog), Ademildo Godoy, esteve presente nesta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Goiás, para buscar apoio do Parlamento em relação às propostas da categoria contra a ação do MP. Eles tiveram uma conversa longa juntamente com outros empresários que acompanharam a reunião, onde Henrique Arantes passou orientações importantes para que tenham sucesso com o amparo da lei.

No plenário, o parlamentar avisou que vai defender com “unhas e dentes” a permanência dos pit-dogs e criticou a forma “abrupta” com a qual a categoria está sendo tratada. “Se houver a necessidade de regularização que se regularize, que seja proposta uma anistia. Mas isso tem que ser feito com diálogo e bom senso”, abrandou Arantes, que acredita ser possível tratar do assunto com a importância necessária para resolver o que está em xeque para tantas famílias.

O presidente do sindicato mencionou preocupação inclusive para a economia regional. “Estão nos colocando em insegurança e instabilidade, causando prejuízos para mais de 1,6 mil empresários e 10 mil empregados diretos, além de toda a cadeia de fornecedores. Entendemos que com a força do Legislativo, que é o Poder mais próximo da sociedade, teremos um apoio muito forte com quem contar”, avaliou o presidente da categoria.

Apreensão

Existe uma apreensão constante entre os comerciantes. Segundo o empresário Júlio César, a situação tornou-se até mesmo “constrangedora”. Ele contou que um grande número de estabelecimentos está em atividade desde 1986, antes mesmo da atual Constituição Federal ser formulada. “E agora chega uma pessoa e simplesmente diz que estamos fazendo coisa errada? Nós pagamos nossos impostos, obtemos o alvará do Corpo de Bombeiro, a licença da Vigilância Sanitária, as taxas de licença da via pública. Todas minhas obrigações tributárias exigidas pelo município já estão pagas este ano”, disse.

“Pra nós é devastador”, disse o diretor administrativo do Sindipit-dog, Jefferson Porto Araújo. Proprietário de uma das maiores redes de pit-dog de Goiânia – com unidades até nos grandes shoppings da região Metropolitana –, ele diz que o impacto na economia da cidade pode ser maior do que se imagina. Segundo ele, é injusto que o Ministério Público proponha se apropriar de pontos que foram construídos pelos próprios empresários e fazer disso objeto de licitação. “Conheço famílias que montaram seu pit-dog, do nada, há 47 anos e ainda estão em atividade regularmente”, relatou.

Próximos passos

Para tratar do assunto com mais cuidado, o deputado Henrique Arantes propôs dialogar diretamente com o prefeito Iris Rezende (MDB), com quem tem boa relação e compartilham da mesma legenda partidária. Arantes é o líder emedebista na Assembleia Legislativa e acredita que o chefe do Executivo municipal saberá ouvir as propostas dos empresários. Em breve, uma nova reunião no Paço será marcada para tratar exclusivamente sobre o assunto.

O sindicato já tem formulado uma minuta de projeto de lei, pronta para ser entregue ao prefeito, na qual a categoria reivindica alguns direitos, como a proibição de processo licitatório, exceto que haja indenização pelo que investiram. E em caso de regulamentação, uma vez que concordem com os termos, o documento exige que se dê prazos para adequações.

Gabinete Dep. Henrique Arantes Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.