Antônio Gomide defende manutenção de bolsas da Capes. Portaria Federal pode prejudicar 270 mestres e doutores

15 de Abril de 2020 às 09:54

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou requerimento endereçado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub a fim de garantir a manutenção de bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos de Goiás. Ele solicita a imediata revogação da Portaria nº 34/MEC, de 09 de março de 2020. O documento altera o programa federal de bolsas de especialização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A portaria tem como impacto imediato a extinção, somente na Universidade Federal de Goiás (UFG), de cerca de 188 bolsas de mestrado e 86 bolsas de doutorado. Gomide justifica que, em se confirmando, a decisão “inviabilizará a formação cientifica e acadêmica de milhares de profissionais goianos que necessitam de apoio para o desenvolvimento do ensino e pesquisa”.

“Esse é o momento de reafirmarmos o investimento na ciência e em novos profissionais que farão a diferença no nosso futuro com suas pesquisas e os conhecimentos desenvolvidos. Nesse momento de crise gerada pela pandemia causada pela Covid-19 reconhecemos a importância da ciência e da pesquisa. Por isso pedimos que o Ministério da Educação mantenha essas bolsas Capes em Goiás”, explicou Antônio Gomide, durante sessão virtual da Assembleia Legislativa.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).