Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Como Procuradora da Mulher, Dra. Zeli se manifesta sobre tragédia em Itumbiara e alerta para violência vicária, quando filhos são usados para atingir a mãe

12 de Fevereiro de 2026 às 13:00

A deputada estadual Dra. Zeli se manifestou nesta quinta-feira, 12, sobre a tragédia ocorrida em Itumbiara, no sul de Goiás, que resultou na morte de duas crianças, de 12 e 8 anos, além do próprio autor do crime, atingindo a família do prefeito Dione Araújo.

Em nota, a parlamentar expressou profunda solidariedade aos familiares, com destaque especial à mãe das crianças, ressaltando a dor irreparável provocada pela violência.

Na condição de Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Goiás, Dra. Zeli destacou que o caso apresenta características de violência vicária — expressão utilizada para definir situações em que o agressor provoca sofrimento à mulher por meio dos filhos, usando-os como instrumento de punição emocional.

Segundo a deputada, nenhuma frustração ou conflito conjugal pode justificar atos dessa natureza. Para ela, episódios como esse reforçam a urgência de enfrentar o machismo estrutural e ampliar políticas públicas de prevenção, conscientização e fortalecimento das redes de proteção às mulheres e às crianças.

A parlamentar também defendeu a promoção de uma cultura baseada no diálogo, no respeito e na responsabilidade emocional como caminho indispensável para evitar novas tragédias.

Gabinete Dep. Dra. Zeli Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.