Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Itapuranga conquista elevação de comarca

26 de Junho de 2020 às 12:28
Itapuranga conquista elevação de comarca

Mais uma conquista para Itapuranga e região! O deputado estadual Wagner Camargo Neto (PROS) articulou com o Tribunal de Justiça de Goiás para elevar a comarca de Itapuranga, de inicial, para intermediária. O projeto de lei nº 2959/20, que modifica o Código e Organização Judiciária do Estado de Goiás, com o objetivo de extinguir ou transformar unidades judiciárias de municípios goianos, foi aprovado em sessão remota nesta quinta-feira, 25. O deputado Wagner Neto foi o relator da matéria e recomendou a aprovação.

Vale lembrar que ano passado o parlamentar apresentou uma emenda em um projeto de lei elevando a comarca do município, porém foi alegado vício formal, pois o objeto é reservado à iniciativa do Poder Judiciário.

Segundo Wagner Neto, a elevação da comarca de Itapuranga é uma luta de muitos anos da população e principalmente dos advogados. “Essa conquista é um sonho dos itapuranguenses e de toda a região. Vamos fortalecer o Judiciário da nossa cidade e de outros municípios. Atualmente, com a entrância inicial, muitas vezes ocorrem transferências dos magistrados, prejudicando o andamento dos processos. Com a alteração, vamos garantir uma justiça mais eficaz para a população”, afirma.

A mudança de entrância inicial para intermediária irá fazer com que Itapuranga tenha uma maior produtividade e celeridade na análise dos processos. Além disso, a alteração fará com que os juízes fiquem mais tempo na comarca, aumente a motivação dos servidores e uma melhor prestação de serviço.

O projeto propõe, também, a transferência dos distritos judiciários de Morro Agudo de Goiás, da comarca de Rubiataba, e de Heitoraí, da comarca de Itaberaí, ambas para a comarca de Itapuranga. Esses municípios enfrentam dificuldades de acesso à justiça em razão da distância entre eles e as comarcas que hoje integram. Com a alteração, o acesso será facilitado.

O deputado Wagner Neto agradece a todos que o apoioram nessa luta. “Várias pessoas foram importantes para essa conquista, como o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, que nos ajudou a dialogar com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes; ex-juízes da comarca de Itapuranga, como o Dr. Donizete, Dr. Algomiro e Dr. Luciano; delegada da Polícia Civil de Itapuranga, Giovana Piloto; e todos os advogados da Subseção da OAB do município. Foi através dessa união de forças e do nosso empenho que conseguimos alcançar esse legado para Itapuranga”, concluiu.

Gabinete Dep. Wagner Camargo Neto Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.