Notícias dos Gabinetes
Deputado Cláudio Meirelles denuncia falta água no presídio de Planaltina
Na sessão ordinária desta terça-feira (3), da Assembleia Legislativa, o deputado Cláudio Meirelles (PTC) disse que a Unidade Prisional de Planaltina de Goiás não está em condições de ser utilizada, por não ter água. “Liguei para o prefeito da cidade de Planaltina, e ele me disse que não tem água no presídio e nem na cidade”, informou ao considerar a inauguração “um ato político que pecou pela pressa”.
Segundo o deputado, o governador e o ministro da Justiça, Sergio Moro, “fizeram uma grande festa para entregar uma obra inacabada e sem condições de uso”. Disse que o próprio Sindicato dos Agentes Prisionais de Goiás denunciou a falta de condições de trabalho e a impossibilidade de os profissionais da área atuarem no interior da penitenciária.
Meirelles fez a denúncia para respaldar o direito de dezenas de mães, esposas e demais parentes de presos em protestar na galeria da Assembleia durante a sessão plenária. Com faixas e cartazes, os manifestantes denunciaram “a desumana condição em que estão vivendo os presos transferidos para aquela unidade”.
O parlamentar mostrou a incoerência do governador ao inaugurar uma obra inacabada. “Durante a campanha, o candidato Caiado criticou os governos passados por essa prática. Na sua primeira obra, feita em conjunto com o Governo Federal, já deixa muito a desejar."
O deputado pediu ao presidente Lissauer Vieira (PSB) que forme uma comissão para investigar as denúncias. “Pode me colocar nesta comissão. Vamos visitar o presídio e constatar os problemas. Há denúncias graves que precisam ser apuradas”, comentou.
Cláudio Meirelles declarou que “esta é mais uma ação que mostra o desgoverno de Ronaldo Caiado”. Para ele, “o governador não respeita os direitos humanos, trata com desprezo os servidores públicos enquanto insiste no discurso de terra arrasada”.
Ele lembrou que o Estado já conseguiu arrecadar R$ 5 bilhões a mais em relação ao ano passado. “Onde está esse dinheiro?”, indagou ao cobrar do governo que mostre as obras que realizou este ano.
“Não existe obra nenhuma. O Estado não está pagando os empréstimos contraídos, dando calote no governo federal, que é avalista. Traiu o setor produtivo goiano retirando os incentivos fiscais. Não paga os fornecedores. O que o governador Ronaldo Caiado está fazendo com o dinheiro arrecadado?"