Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Thiago Albernaz apresenta Plano Estadual de Auxílio ao setor de eventos

26 de Fevereiro de 2021 às 18:29

O deputado estadual Thiago Albernaz (SD) apresentou, na tarde de quinta-feira, 25, três requerimentos e dois projetos de lei, durante a sessão parlamentar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que visam criar mecanismos para minimizar os impactos econômicos dos profissionais do setor de eventos gerados pela pandemia de covid-19. O conjunto de matérias apresentadas é denominado Plano Estadual de Auxílio ao Setor de Eventos, pelo deputado, por ser uma série de ações voltadas para a área. 

De acordo com Albernaz, o setor de eventos é um dos mais debilitados, atualmente, devido à crise do novo coronavírus. “Sabemos que foi o primeiro setor a ser paralisado, fez retorno gradativo no fim do ano passado, e novamente é o primeiro a ser atingido pelas novas restrições, sem contar com previsão específica para voltar às atividades", conta o deputado. 

O primeiro projeto de lei enviado para a aprovação trata-se de um auxílio financeiro para os profissionais do setor de eventos, no valor de R$ 500, a ser pago por dois meses, totalizando R$ 1 mil. O cadastro dos profissionais, segundo a proposta, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). 

A pasta ficará responsável também pela avaliação das condições e dos termos estabelecidos para a retirada do benefício, como número de beneficiários, público-alvo, condições e critérios a serem atendidos para a concessão da ajuda. O saque dos recursos, poderá ser realizado a critério da Secult, feito através de cartão magnético fornecido pela futura instituição financeira contratada. 

O segundo projeto apresentado por Thiago Albernaz é a isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para microempreendedor, microempresa, empresa de pequeno porte e demais empresas estabelecidas no estado, integrantes do setor de eventos. Para serem enquadrados entre os beneficiários é obrigatória a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), tais como cinemas, teatros, salas e centros culturais e afins. 

“Esses projetos são de extrema importância para a área afetada, uma vez que, mesmo depois de um ano, esse setor ainda é o que tem  o maior prejuízo na sua produção, na sua geração de economia e renda”, explica o político.

Requerimentos 

Além dos dois projetos de lei apresentados pelo deputado estadual, também foram direcionados ao Parlamento, dois requerimentos que visam minimizar os impactos financeiros que atingiu o setor de eventos e ainda atinge, devido à pandemia do novo coronavírus. 

Um dos requerimentos trata da isenção de pagamentos de taxas para equipamentos culturais do Estado durante os primeiros seis meses, após o retorno das atividades presenciais. A liberação dos custos tem como objetivo fomentar e circular as artes no estado, por meio da ajuda do Governo. 

Outro requerimento que visa diminuir os danos causados pela pandemia no devido setor é o lançamento de edital para o incentivo da realização de eventos corporativos on-line. Essa medida é voltada para a produção de feiras, seminários, congressos, simpósios, exposições em ambientes virtuais e tem como meta estimular novamente o setor de eventos, mesmo durante o período de distanciamento social estabelecido para a pandemia. 

“Com a apresentação dos requerimentos e projetos de lei, podemos de fato dar um fôlego novo e proporcionar condições  para que o setor de eventos volte a produzir, gerando emprego e renda e mantendo pais de famílias que dependem do trabalho no dia a dia”, conclui Thiago Albernaz.

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.