Notícias dos Gabinetes
Violência enfrentada por mulheres no ambiente de trabalho pode virar tema de curso na Escola do Legislativo
A cada dois minutos uma mulher é insultada, xingada e humilhada no Brasil, segundo dados do Instituto Maria da Penha. Muitas dessas agressões acontecem no ambiente do trabalho e poucas vezes são denunciadas. Para enfrentar esse problema e melhorar as condições de trabalho, desenvolvimento e convivência profissional das mulheres, o deputado estadual Thiago Albernaz (SD) apresentou requerimento à presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para a criação de cursos de capacitação na Escola do Legislativo, sobre a prevenção e conscientização ao assédio moral, sexual, importunação sexual e demais formas de violência contra a mulher no local de trabalho.
"A educação de tais temas desempenha papel central na prevenção eficaz contra o assédio, a importunação e a violência sexual”, explica o deputado.
Com a capacitação, o deputado pretende iniciar um processo de difusão de informações educativas sobre o tema, promovendo um debate público em relação às políticas de combate à violência contra a mulher, também no mercado de trabalho.
O próximo passo, apontado no requerimento de Albernaz, é a mobilização e capacitação dos servidores, para prevenção, enfrentamentos e atendimentos das vítimas, abordados via canais de denúncias. A coleta de informações e apurações de assédios e importunação são reunidas nesse passo, a fim de que sejam julgadas posteriormente.
Por fim, o parlamentar propõe a divulgação de iniciativas, assim como de informações, ações e campanhas de combate à violência contra a mulher, através das mídias digitais da Assembleia. O parlamentar entende que a própria intranet da Casa, a qual os servidores utilizam diariamente, pode também ser útil nessa campanha. As redes a serem utilizadas serão o Facebook, Instagram, Twitter , além da TV Alego, pelos canais de televisão e no Youtube.
O requerimento é uma parceria com o Grupo Mais Mulheres.