Gomide firma aliança com Movimento de Educação no Legislativo e defende união de parlamentares pela Educação

11 de Março de 2021 às 13:15

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) defendeu uma frente de trabalho que reúne parlamentares e outros setores da sociedade pela luta da educação gratuita de qualidade e valorização dos professores em Goiás. A fala ocorreu durante reunião, realizada por vídeo-chamada, na última terça-feira, 9, com profissionais do setor, integrantes do Movimento de Educação no Legislativo.

"Temos que ter uma plataforma de trabalho unificadade que reúne professores, pais, alunos, deputados e vereadores para que a gente não perca o que já conquistamos na educação", afirmou durante a reunião.

Em sua fala, o deputado defendeu que as consquistas da luta pela educação no passado estão sofrendo retrocessos que precisam ser revertidos. "Estamos perdendo o piso (salarial dos professores), estamos perdendo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), estamos perdendo a Universidade Estadual de Goiás e estamos perdendo a vida. Nenhum governo respeita a valorização do professor", disse.

Além de defender uma plataforma de trabalho que reúne diversos setores da sociedade, Gomide defende que a luta pela educação gratuita, de qualidade e valorização do professor, deve ser apartidária. "A principal bandeira do movimento deve ser a educação. Temos que reunir o maior número de pessoas que priorize essa bandeira, independente de partido", declarou.

Nesse sentido, o deputado sugeriu a busca de vereadores que compõem comissões de Educação nas inúmeras câmaras municipais das cidades de Goiás para buscar a união. "Vamos em busca de legisladores que queiram ajudar no desenvolvimento da educação e na valorização dos professores. Tenho certeza que vamos conseguir atrair muita gente", pontuou.

Covid-19 e volta às aulas

Além de defender a união do Legislativo em prol da educação no estado, Gomide alertou para o afastamento do Governo Estadual da ciência e o atraso na vacinaçao durante a pandemia de covid-19. "A vacinação virá à conta-gotas de forma proposital. o Governo Federal quer usar a pandemia como justificativa para todo o trabalho que não conseguiu desenvolver durante a gestão", lembrou.

O deputado ressaltou que a testagem em massa de profissionais de educação e principalmente a vacinação contra a covid-19 devem ser condições essenciais para a volta às aulas presenciais. "Assinamos um projeto de lei, juntamente com a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que estabelece a obrigatoriedade da vacinação em profissionais de educação como condição primordial para a volta às aulas presenciais", contou.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).