Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Antônio Gomide propõe inclusão de deficientes visuais com diplomação em braille

08 de Abril de 2021 às 15:36
Antônio Gomide propõe inclusão de deficientes visuais com diplomação em braille

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou um projeto de lei que determina o fornecimento de diploma em braille para os alunos com deficiência visual por instituições públicas e privadas de ensino de Goiás. O projeto objetiva a garantia de igualdade e inclusão de pessoas com deficiência visual na conclusão de etapas de ensino.

De acordo com a matéria apresentada à Assembleia Legislativa de Goiás, as instituições de ensino ficam obrigadas a expedir, mediante requerimento e sem custo adicional, uma via do diploma confeccionada em braille para os alunos com deficiência visual, quando da conclusão do ensino médio ou superior. 

Além disso, o diploma em braille deve seguir o prazo de expedição e registro do diploma regular e conter os mesmos dados obrigatórios previstos na legislação aplicável. As pessoas já diplomadas pelas instituições de Goiás também vão poder requerer a emissão gratuita dos diplomas com a devida adaptação de acessibilidade visual.

O projeto prevê, ainda, penalidades para as instituições que se negarem a emitirem o diploma em braille. As penalidades vão desde uma advertência, quando da primeira autuação da infração, até aplicação de multa, que pode variar entre R$1.000,00 e R$ 50.000,00.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3% da população da região Centro-Oeste tem a prevalência de deficiência visual. Dessa forma, essa proposta do parlamentar objetiva colaborar com a integração dessas pessoas e contribuir para garantir o direito à inclusão social e autonomia.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.