Notícias dos Gabinetes
Pessoas com deficiência podem ter prioridade na vacinação contra a covid-19
A vacinação contra a covid-19 para as pessoas portadoras de deficiência poderá iniciar mais cedo, em Goiás, caso estas sejam incluídas no grupo prioritário no plano de imunização. A medida foi proposta pelo deputado estadual Thiago Albernaz (Solidariedade), em requerimento ao Governo estadual, apresentado na tarde da última terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), durante sessão ordinária remota.
Além de fazerem parte do grupo de maior risco da doença, muitas pessoas com deficiências (PCD’s) sofrem com comorbidades crônicas, em alguns casos adquiridas por conta da própria deficiência.
De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em conformidade com o Direito Internacional e Humanitário, em situações de risco e de emergências humanitárias (como no caso da atual pandemia), países como o Brasil devem tomar as medidas necessárias para assegurar a proteção e a segurança das pessoas com deficiência que se encontrem em situação de risco.
“O poder público deve adotar medidas para a proteção e segurança das pessoas que fazem parte desse grupo. A população que possui algum tipo de deficiência, em sua maioria, submete-se a riscos mais acentuados de contaminação pelo novo coronavírus. Como o fato de circularem em ambientes de instituições de saúde e inviabilidade de adoção de medidas que não sejam farmacológicas efetivas”, afirma Albernaz no requerimento.