Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Após movimentação na Justiça, promovida por Gomide, Governo se apressa em anunciar eleições na UEG

14 de Abril de 2021 às 18:16
Após movimentação na Justiça, promovida por Gomide, Governo se apressa em anunciar eleições na UEG

Após o deputado Antônio Gomide (PT) anunciar que iniciou uma ação na Justiça pedindo o fim da intervenção na Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Governo do Estado se apressou em anunciar novas eleições para reitoria da instituição até o fim deste semestre. O deputado vem alertando para inconstitucionalidade da intervenção desde a renúncia do último reitor em 2019. O recuo do Governo do Estado é uma vitória para a autonomia da instituição de ensino e para a educação do povo goiano. 

Há quase dois anos, o interventor que está à frente da instituição protagonizou uma reforma administrativa, que enxugou cursos, excluiu cidades de processos seletivos do vestibular e reduziu o orçamento da universidade. O resultado das ações foi a precarização da instituição de ensino público com mais capilaridade no estado. A instituição sofre, atualmente, com falta de recursos que vão desde papel até professores e funcionários administrativos. 

Apesar do anúncio apressado das eleições para reitor, o Governo sequer marcou uma data para o acontecimento. A ação requereria que a Justiça determinasse o fim da intervenção na UEG com eleição do novo reitor pelo voto direto de docentes e estudantes da instituição. 

A manutenção do interventor na UEG fere a autonomia universitária, prevista no artigo 205 da Constituição Federal, e os atos de sua gestão têm causado prejuízos aos docentes e alunos da instituição. A movimentação foi endossada pela União dos Estudantes de Goiás (UEE) e pela Associação dos Docentes da UEG (ADUEG).

Gomide usou o Pequeno Expediente na Assembleia Legislativa na última terça-feira, 13, para criticar a suspensão do vestibular 2021/1 da UEG. O deputado ainda alertou que outras instituições, como a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), deram sequência ao certam e, aproveitaram as notas dos estudantes no Sisu e do Enem para seus respectivos processos seletivos.

Autonomia

Para Gomide, a escolha do novo reitor deve ser feita exclusivamente pela sociedade acadêmica, tendo como base a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação [LDB]), que estabelece que o reitor será eleito com peso de votos em 70% para a escolha dos docentes; 15% para opção feita pelos técnicos administrativos e 15% para os discentes.

O deputado defende também que seja determinado que o vestibular tenha uma data pré- determinada, respeitando as diretrizes sanitárias em vigência devido à pandemia de covid-19, sob pena de prejuízo ao fim precípuo da universidade e para evitar que sua suspensão se dê de forma permanente.

Finalmente, Gomide salienta que a intervenção atenta contra a própria existência da UEG, uma vez que as decisões tomadas pelos interventores não atendem aos interesses da comunidade acadêmica e estudantil, destoando completamente do princípio da autonomia administrativa e financeira das universidades garantidos por lei e pela Constituição Federal.

"Os atos do interventor tornaram a comunidade acadêmica uma verdadeira extensão do Executivo estadual, funcionando como uma secretaria de estado com deveres hierárquicos para com o chefe do Executivo estadual, o que contraria a Constituição Estadual e a Federal", resume.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.