Notícias dos Gabinetes
Thiago Albernaz diz que vai à Justiça contra cancelamento da temporada Araguaia
Ontem, segunda, 10, o governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), editou um decreto, com novas medidas de restrições para o estado de Goiás, que proíbe a temporada do Araguaia 2021, assim como a pesca nos rios do estado, com proibição de acampamentos, caminhadas e eventos ecológicos. A medida adotada foi fortemente rechaçada pelo deputado estadual Thiago Albernaz (SD) que, através das redes sociais, afirmou ser contra o decreto. No vídeo, o deputado declarou que buscará o diálogo, mas não descarta a possibilidade de procurar meios legais para garantir a realização da temporada.
"Caso não haja vitória no diálogo, ingressaremos com os regimentos legais dentro do Legislativo e se precisar, através do Judiciário. Precisamos garantir a execução dessas atividades", afirma Thiago.
O Decreto Nº 9862, publicado no Diário Oficial do Estado, dispõe sobre a limitação de atividades na região do Rio Araguaia contra o avanço da covid-19 e proíbe as atividades, embora não trate do turismo nas outras regiões do estado. A multa para quem descumprir pode chegar a R$ 500 mil. Quem mais seria atingido pela determinação do Governo seriam os ribeirinhos, pessoas que dependem da pesca, além de donos de pousadas, hotéis e qualquer um que possua negócio perto da região.
"Estou contrariado e sou contra essa proposta do governador", afirmou Thiago em vídeo publicado na manhã de hoje. O deputado entende que é “o momento de pensar alternativas para favorecer as atividades econômicas do estado. Não podemos mais prejudicar categorias como essas, através de decretos governamentais", disse em referência à população dos municípios da região do Araguaia, que sobrevivem do turismo e pesca.
"Já solicitei uma audiência com o governador, estou buscando um diálogo para reverter esse decreto", explica o deputado, que, ainda, ressalta a importância de buscar soluções para que donos de hotéis e guias de pescas tenham acesso a testes rápidos e as vacinas. “Desse modo a população continua a atividade."
Thiago Albernaz fala sobre a volta das atividades econômics desde o ano passado, quando defendeu a retomada do setor de eventos em Goiás, um segmento econômico que emprega mais de 300 mil pessoas e que, assim como a pesca, gira a economia do estado.