Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Thiago Albernaz diz que vai à Justiça contra cancelamento da temporada Araguaia

11 de Maio de 2021 às 14:04

Ontem, segunda, 10, o governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), editou um decreto, com novas medidas de restrições para o estado de Goiás, que proíbe a temporada do Araguaia 2021, assim como a pesca nos rios do estado,  com proibição de acampamentos, caminhadas e eventos ecológicos. A medida adotada foi fortemente rechaçada pelo deputado estadual Thiago Albernaz (SD) que, através das redes sociais, afirmou ser contra o decreto. No vídeo, o deputado declarou que buscará o diálogo, mas não descarta a possibilidade de procurar meios legais para garantir a realização da temporada. 

"Caso não haja vitória no diálogo, ingressaremos com os regimentos legais dentro do Legislativo e se precisar, através do Judiciário. Precisamos garantir a execução dessas atividades", afirma Thiago.

O Decreto Nº 9862, publicado no Diário Oficial do Estado, dispõe sobre a limitação de atividades na região do Rio Araguaia contra o avanço da covid-19 e proíbe  as atividades, embora não trate do turismo nas  outras regiões do estado. A multa para quem descumprir pode chegar a R$ 500 mil. Quem mais seria atingido pela determinação do Governo seriam os ribeirinhos, pessoas que dependem da pesca, além de donos de pousadas, hotéis e qualquer um que possua negócio perto da região.

"Estou contrariado e sou contra essa proposta do governador", afirmou Thiago em vídeo publicado na manhã de hoje. O deputado entende que é “o momento de pensar alternativas para favorecer as atividades econômicas do estado. Não podemos mais prejudicar categorias como essas, através de decretos governamentais", disse em referência à população dos municípios da região do Araguaia, que sobrevivem do turismo e pesca.

"Já solicitei uma audiência com o governador, estou buscando um diálogo para reverter esse decreto", explica o deputado, que, ainda, ressalta a importância de buscar soluções para que donos de hotéis e guias de pescas tenham acesso a testes rápidos e as vacinas. “Desse modo a população continua a atividade."

Thiago Albernaz fala sobre a volta das atividades econômics desde o ano passado, quando defendeu a retomada do setor de eventos em Goiás, um segmento econômico que emprega mais de 300 mil pessoas e que, assim como a pesca, gira a economia do estado.

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.