Notícias dos Gabinetes
Pessoas com deficiências podem se vacinar na capital a partir deste sábado
Nesta manhã de sábado (22), foi ampliada a vacinação contra o novo coronavírus, em Goiânia, atendendo as pessoas com deficiências físicas permanentes (PCD´s) cadastradas ou não no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A ampliação é importante para a garantia da redução de mortes e complicações de PCD’s, que integram o grupo de risco da doença, sendo solicitada em requerimento ao governo estadual pelo deputado estadual Thiago Albernaz (SD) e em diversas tratativas com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos).
O requerimento de Albernaz foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no início de abril. No começo deste mês de maio, em reunião com a Prefeitura de Goiânia e a presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Clara Carvalho, o parlamentar solicitou a inclusão de pessoas com deficiências no grupo prioritário de vacinação.
Para o deputado, muitas pessoas com deficiências sofrem com comorbidades crônicas, em alguns casos adquiridas por conta da própria deficiência, o que acaba aumentando a mortalidade do vírus para com esse grupo.
"A população que possui algum tipo de deficiência, em sua maioria, submete-se a riscos mais acentuados de contaminação pelo novo coronavírus. Como o fato de circularem em ambientes de instituições de saúde e inviabilidade de adoção de medidas que não sejam farmacológicas efetivas”, explica o deputado.
De acordo com a nova ordem dada pela Prefeitura de Goiânia, pessoas a partir de 18 anos com deficiência podem agendar o atendimento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
A ampliação foi comemorada pela Adfego. "O segmento de pessoas com deficiências agradece pelo empenho de todos, somos vulneráveis, mas agora temos esta garantia!", afirmou a Associação em postagem nas redes sociais.
Vacinação
Para receber a vacina, as pessoas com deficiência devem fazer o agendamento prévio, pelo aplicativo Prefeitura 24h, e comparecer no local de vacinação indicado, com os seguintes documentos:
- Identidade com foto
- CPF
- Comprovante de endereço
- Declaração de deficiência autodeclarada, obtida no site da Secretaria Municipal de Saúde.