Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho e Caiado apoiam projeto de Andreia pelo fim da violência contra a mulher

15 de Junho de 2021 às 11:49
Amilton Filho e Caiado apoiam projeto de Andreia pelo fim da violência contra a mulher

O deputado estadual Amilton Filho (SD) e o governador Ronaldo Caiado (DEM) manifestaram seu apoio a um projeto da vereadora anapolina Andreia Rezende (SD), que institui o Código Sinal Vermelho no município de Anápolis. Durante um evento recente realizado na cidade, os três escreveram "X" em suas mãos usando um batom de cor vermelha.

O código serve para ser utilizado pelas mulheres quando se sentirem ameaçadas no mais variados locais, como bares, restaurantes e até mesmo na rua. "X na mão, violência não", declarou em suas redes o deputado Amilton. "Aprendi dentro de casa a respeitar uma mulher, o amor que tenho pela minha mãe e seus ensinamentos na minha formação me tornaram hoje um homem que não só respeita, mas que jamais aceitará qualquer tipo de violência contra uma mulher", acrescentou.

Ele destacou a defesa das mulheres feita por Andreia e pelo governador: "com o nosso governador Ronaldo Caiado e a vereadora Andreia Rezende, autora do projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, que instituiu o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho em Anápolis, somamos força nessa luta. O “X” é um sinal de denúncia e que pode ajudar muitas mulheres, que se sintam ameaçadas ou que são violentadas a denunciarem seus agressores na sociedade".

"Parabéns vereadora por essa iniciativa e por ter sempre esse cuidado com a vida de cada anapolina. Mulher merece respeito e qualquer tipo de violência deve ser punida no rigor da lei. É assim que também atuo nessa defesa na Assembleia Legislativa", disse, ainda, o deputado estadual Amilton Filho. O Código Sinal Vermelho já está estabelecido em diversas localidades do país e está se tornando uma realidade em Goiás.

A Lei nº 21.001, de autoria do deputado estadual Lissauer Vieira e já sancionada pelo governador Ronaldo Caiado,  tipifica o “X” na palma da mão como pedido de socorro para mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Goiás.

Projetos

O deputado estadual Amilton Filho (SD) atua desde o início do seu mandato na defesa das mulheres, com diversos projetos apresentados na Alego. Em defesa de mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica, o parlamentar propôs na Assembleia Legislativa projeto de lei para que homens condenados pela Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006) sejam impedidos de assumir cargos públicos no estado de Goiás. Ainda pela proposta, a nomeação dessas pessoas somente poderá ocorrer após dois anos a partir da execução da pena ou quando essa for extinta.

Amilton apresentou, ainda, proposta que prevê a implantação do Programa de Proteção às Vítimas de Estupro nas delegacias de Goiás. “O principal objetivo é auxiliar na coleta de provas que contribuam para o trabalho de investigação feito pelas autoridades policiais. Será uma forma de tornar o trabalho de perícia mais ágil e garantir o atendimento imediato às vítimas de estupro, facilitando as investigações”, explica.

O parlamentar protocolou também um projeto que obriga as maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres da rede pública e privada de Goiás a permitir a presença de profissionais fisioterapeutas durante o período de pré-parto, parto e pós-parto, sempre que solicitado pela parturiente. O parlamentar afirma que a fisioterapia, por meio de diversas técnicas e saberes científicos, auxilia e contribui para minimizar desconfortos na gestação com a prática de exercícios de cinesioterapia e terapia manual para manter a postura adequada da mulher, minimizar as dores lombo-pélvica, sacro-ilíaca e ciática e manter os músculos ligados à coluna fortalecidos e em harmonia.

E no que depender do trabalho do deputado estadual Amilton Filho, pessoas que cometem crimes sexuais contra menores estarão sujeitas ao rigor da lei, com punições cada vez mais severas. Recentemente, o parlamentar apresentou um projeto que impede a contratação, na esfera pública de Goiás, de pessoas que tiverem praticado tais atos. O texto da proposta afirma que a lei, caso aprovada, "proíbe licitar ou contratar serviços e a investidura em cargos públicos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional, em Goiás, por pessoa condenada, com sentença transitada em julgado, pela prática de qualquer modalidade de abuso sexual contra menor".

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.