Notícias dos Gabinetes
Proposta de Eduardo Prado quer proibir comercialização de anticoncepcionais para cadelas e gatas
O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) apresentou, nesta quinta-feira, 17, projeto de lei que proíbe a comercialização de medicamentos denominados anti-cio para espécies caninas e felinas sem prescrição feita por médico veterinário.
Segundo Eduardo Prado, membro do movimento Cadeia para Maus-Tratos e deputado com maior número de projetos de lei em defesa da causa animal, o uso indiscriminado desses medicamentos, que tem como finalidade evitar gestações indesejadas ou interromper o cio, causa exposição dos animais a elevadas doses de hormônios. “A administração desordenada desses medicamentos submete os animais a sofrimento e pode configurar como maus-tratos”, explica.
De acordo com estudos, o uso desse medicamento pode aumentar a chance de desenvolver nos pets tumores malignos e causar anomalias em filhotes. “Nossa propositura é um mecanismo de avanço das políticas públicas para a proteção dos animais. Os abusos contra a integridade física dos bichos devem ser veementemente combatidos”, diz Eduardo Prado.