Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Educação e conhecimento - Base para a criação de uma consciência ecológica

21 de Novembro de 2007 às 12:38
Deputado Frei Valdair faz pronunciamento em tom educacional durante a Audiência Pública que discutiu a destinação final de embalagens de agrotóxicos.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia, deputado Frei Valdair, começou o seu pronunciamento destacando que a destinação final - ecologicamente correta - às embalagens de defensivos agrícolas no Brasil é hoje um exemplo de boa gestão do assunto e que as ações aqui desenvolvidas ganham destaque inclusive na comunidade internacional.O deputado ressaltou que até pouco tempo a realidade era bem diferente, pois muito se falava e pouco se fazia. As embalagens de agrotóxicos eram simplesmente deixadas a céu aberto, expostas na lavoura ou no máximo em um local improvisado na propriedade.O presidente da Comissão de Educação disse ainda que a cultura do pouco caso com o meio ambiente levou a sociedade a começar a repensar o futuro. Um futuro hoje mais acinzentado e opaco do que verdeNum momento em que tanto se discute alternativas para a preservação de nossos recursos naturais, a realidade nos cobra mais ações efetivas e a criação de políticas públicas que saiam do papel e nos mostre resultados em curtíssimo espaço de tempo,afirmou o deputado.Partindo desse princípio, conforme explicou o deputado Frei Valdair, a Assembléia demonstrou o seu compromisso e responsabilidade com o bem estar do cidadão ao realizar um amplo debate sobre a Conscientização no Campo - Destinação Final de Embalagens de Agrotóxicos.Nesse sentido Frei Valdair destacou o importante papel do Instituo Nacional de Processamento de Embalagens Vazias que a partir de 2001 passou a desenvolver em várias regiões brasileiras um trabalho sério e de resultados satisfatórios.No ano passado o INPEV recolheu 19.634 toneladas de embalagens vazias, o que representa 95% do volume total comercializado aos produtores brasileiros. Foram quase vinte mil toneladas de lixo tóxico retirado do meio ambiente.

A Lei 9.974 disciplina o recolhimento e destinação final das embalagens dos produtos fitossanitários no país. Ela divide responsabilidades a agricultores, canais de distribuição, indústria e o próprio poder público. Só que infelizmente em algumas regiões do país, e Goiás é colocado neste contexto, pouco se fez até hoje no sentido de se consolidar de projetos específicos de coleta de embalagens de defensivos agrícolas.

Por entender que apenas a soma de esforços, sem vaidades, interesses pessoais ou partidarismo poderá reverter esse quadro, o presidente da Comissão de Educação da Assembléia fez questão de destacar o empenho dos deputados Tiãozinho Costa, da comissão de Agricultura, e Vanuza Valadares, do meio ambiente que não mediram esforços para que essa Audiência fosse possível de acontecer.

Sou daqueles que acreditam que uma nova consciência se forma através da educação e do conhecimento e por isso estou convencido que hoje daremos um importante passo para a criação de uma geração ambientalmente mais responsável “, comentou o parlamentar.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.