Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em reunião com Thiago Albernaz, presidente do TJGO se compromete a realizar audiência pública em Israelândia

28 de Outubro de 2021 às 16:45
Em reunião com Thiago Albernaz, presidente do TJGO se compromete a realizar audiência pública em Israelândia

O deputado Thiago Albernaz (SD) se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, para discutir a decisão do Judiciário de fechar a comarca do município de Israelândia. O encontro ocorre após a manifestação ocorrida no dia 21/10 que reuniu autoridades locais contrárias à iniciativa.

Durante a reunião, a prefeita Adelícia Moura e o presidente da Câmara Municipal, Deusdete da Silva, expuseram os prejuízos que deverão ocorrer ao município caso seja efetivada a desinstalação da comarca de Israelândia. "A população terá deificuldades de acesso à Justiça, por isso nossa proposta é que o tribunal reavalie essa decisão", pontuou a prefeita. 

Albernaz observou que o Judiciário deve analisar, sempre, a melhor maneira de servir ao cidadão. "Todos nós, do Legislativo, Judiciário e Executivo, somos servidores da sociedade e nos cumpre abrir o diálogo para encontrar a melhor maneira de servir a população", observou o deputado.

Resolução

Além do presidente do TJ-GO, participou da reunião o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges. Eles explicaram que a possibilidade de desinstalação de uma comarca está prevista na Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n° 184/13, em seu artigo 9º. Ele estabelece que os tribunais têm autonomia para adotar providências necessárias para extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias e/ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado, no último triênio. De acordo com dados do tribunal, nos últimos três anos, o município de Israelândia teve média de distribuição de casos novos inferior a 600 processos por ano. Daí, existe a necessidade de se transferir a comarca para jurisdição de outro município da região.

França explicou que a unidade onde hoje funciona o fórum seguiria em atividade para atendimento à população. "Não podemos deixar de cumprir com as deteminações do CNJ, mas vamos ampliar o diálogo com a sociedade e discutir a melhor forma de se fazer a transição, de maneira a minimizar eventuais prejuízos ao município", ponderou o presidente do TJGO. Em seguida, ele determinou a sua assessoria que organize uma audiência pública em Israelândia ou em Jaupaci para debater a pauta com a população e autoridades locais.

Também participaram da reunião o presidente da OABGO, Lúcio Flávio Paiva, a presidente da Subseção da OAB de Iporá, Vanessa Costa, o deputado Álvaro Guimarães  e o vice-prefeito de Jaupaci, Edvaldo Batista Guimarães Filho. 

Gabinete Dep. Thiago Albernaz Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.