Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Virmondes propõe acompanhamento integral para alunos com dislexia ou TDAH

17 de Novembro de 2021 às 10:01
Virmondes propõe acompanhamento integral para alunos com dislexia ou TDAH

A Política Pública de Acompanhamento Integral para Educandos com Dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou outras condições de aprendizagem é proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) e tramita no Parlamento de Goiás.

O texto prevê, dentre importantes pontos, o acompanhamento integral que compreende a identificação precoce do transtorno, o encaminhamento do educando para diagnóstico, o apoio educacional na rede de ensino, bem como o apoio terapêutico especializado na rede de saúde.

Em sua argumentação, o parlamentar assinala que a literatura especializada tem apontado a origem desses transtornos em alterações do desenvolvimento neurológico, que, em geral, manifestam-se nas crianças em idade escolar. “Decorre daí que, a falta de serviços de diagnose, não são poucos os casos que passam despercebidos na escola, sujeitando a criança a constrangimentos e julgamentos”, relata Cruvinel.

Diagnóstico

Cruvinel prossegue ao discorrer que o diagnóstico, quando ocorre, vem tardiamente, muitas vezes apenas na idade adulta, e nos limita no enfrentamento completo dos fatores que afetam o mau desempenho escolar. “Isso evita, por exemplo, que tenhamos como estimar a parcela de resultados indesejáveis de nosso alunado da educação básica, em termos de desempenho acadêmico, passível de melhoria com a atenção adequada a esses transtornos de aprendizagem”, afirma.

O parlamentar pontua que estimativas da Associação Americana de Psiquiatria indicam que entre 5% a 15% das crianças em idade escolar têm dificuldades de aprendizagem. “Esses números, sozinhos, nos dão uma noção das consequências de uma posição de acomodação do poder público”.

Por fim, Virmondes reafirma a fundamental importância da proposição, para que se dê o apoio necessário em diferentes áreas, em especial a educação e a saúde, a fim de que se realize o diagnóstico precoce e o devido tratamento, e se dê, também, o amparo educacional adequado para as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes diagnosticados com esses transtornos.

Gabinete Dep. Virmondes Cruvinel Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.